O Museu do Vinho de Alcobaça, em colaboração com o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, apresenta a exposição “Castas Portuguesas: As Aguarelas de Emílio de Oliveira Pimentel”. Este evento oferece uma rara oportunidade de apreciar as aguarelas originais de castas de videira (Vitis vinifera) criadas por Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880).
Nascido em Lisboa e falecido em Coimbra, Pimentel é reconhecido pelo seu traço meticuloso e pela capacidade de capturar a luz nas suas representações de uvas, cachos e folhas. A coleção, agora exposta na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça, é considerada fruto da colaboração com seu pai, Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, no prestigiado trabalho “O Douro Ilustrado” (1876).
Além das aguarelas, a exposição inclui materiais históricos e científicos, como documentação manuscrita de Júlio Máximo e modelos tridimensionais usados nas aulas de botânica da Universidade de Coimbra no século XIX.
A curadoria é de Alberto Guerreiro, Ana Margarida Dias da Silva e Maria Teresa Gonçalves. A exposição estará aberta ao público até 13 de outubro de 2024. Não perca a inauguração a 9 de agosto, às 18h00.

Edição: Rui Paulo Costa






