Projeto “O Cidadão”

Projeto “O Cidadão”

 

O Cidadão é um jornal nacional, digital, generalista, com enfoque na proximidade, mas sem deixar de prestar atenção especial aos fatos importantes que ocorram no país. Não sendo imediatista, terá uma abordagem mais opinativa, reflexiva e analítica das notícias.

Ser livre e independente é sempre uma exigência. Pelo que foi constituída uma associação – ” Letremperspectiva Associação” – para gerir a propriedade. É uma associação de cidadãos comuns, aberta a todos os que queiram ajudar a melhorar o projeto. E a integrar-se nele.

A opinião está ao dispor das diferentes sensibilidades políticas, religiosas, ideológicas, desportivas e espirituais. A opinião assinada é de inteira responsabilidade do seu autor, não vinculando a direção do jornal.

Na notícia, o rigor, a clareza. O Cidadão não nasce com apetência pelo sensacionalismo: nem na afronta aos poderes ou apoio desnecessário. A verdade, o rigor acima de tudo. Noticia devidamente fundamentada pelas partes em questão. Não estar encostado a poderes de qualquer espécie, é um preço enorme que tem de pagar, um “caminho das pedras” permanente, mas só assim tem razão para existir. É um jornal de todos, onde não há melhores ou piores. Todos são cidadãos. E há uma grande vontade – formar bons cidadãos-jornalistas.

Simultaneamente, colocará em funcionamento a “Oficina do Cidadão”: formações, palestras, workshops, seminários e outros eventos de diversa índole. Os associados terão sempre um desconto em todas as iniciativas que exijam pagamento.

Um jornal aberto a todos que só exige responsabilidade e respeito à liberdade de expressão e aos outros. E que dá, a todos, a oportunidade de opinar dentro destes critérios

  Além da informação geral, assenta em três vetores essenciais:

  • A Juventude. Através de protocolos com escolas básicas, secundárias e superiores, propondo-se incentivar os estudantes, o mais cedo possível, no gosto pela leitura, escrita e na atenção às “fake news”; atendendo à valência dos seus colaboradores, assume o compromisso de ajudar os jovens a perceber a diferença entre linguagem jornalística e literária, sempre assente na prática, uma vez que há páginas específicas para os seus textos, fotos e outros formatos.
  • Os Seniores. Serão incentivados e ajudados tal como os jovens e têm o seu espaço no jornal. Procurará acordos com lares, academias seniores e outras instituições, dando a oportunidade de participarem no projeto. Terá, também, o cuidado de visitar os que habitam sozinhos,  propor-lhes a redação de textos, seja em prosa ou verso, desenhos e fotos. Proporcionar-lhes a utilização de canais multimédia para a divulgação dos seus trabalhos.
  • Comunidades. As comunidades que existam, legalmente, em Portugal serão destacadas. Convidaremos as embaixadas ou consulados a colaborar com texto multilingue (português/país de origem); mas também pessoas comuns, levando-as a integrar a redação, entendendo ser isso uma forma de inclusão cultural e social.

Por fim, divulgar pessoas extraordinárias, instituições, organizações, causas que, dificilmente, teriam acesso á comunicação social. A grande reportagem nacional ou local e a divulgação de “anónimos”, faz parte do ADN informativo de O Cidadão.

Para a prossecução dos objetivos, utiliza todos os meios que a tecnologia tem ao dispor, nomeadamente áudio e vídeo.

Junte-se a nós. Participe, leia e divulgue. Os cidadãos merecem. Todos merecemos.