A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala o Dia Mundial do Cancro com uma campanha digital que conta com a participação de várias figuras públicas. Bárbara Guimarães, Sofia Ribeiro, Gonçalo Dinis, Joana Cruz e Tia Cátia são alguns dos rostos que se associaram à iniciativa, promovida no site e redes sociais da LPCC. A campanha, sob o lema “Unidos Por Cada Um” (United by Unique), convida doentes, familiares, cuidadores, amigos, vizinhos, profissionais e investigadores em oncologia a partilharem as suas histórias. O objetivo é dar visibilidade às diferentes experiências relacionadas com a doença e reforçar a necessidade de uma abordagem mais personalizada no diagnóstico, tratamento e prevenção do cancro.
Pedro Dias, Diretor de Comunicação e Imagem da LPCC, afirma: “No dia 4 de fevereiro, pedimos a quem tenha vivido de perto com o cancro como doente, sobrevivente, familiar ou amigo que partilhe a sua experiência. Porque as histórias não servem apenas de inspiração, elas servem também para unir e aumentar a compreensão sobre a doença. E, se uma história é inspiradora, muitas podem mudar o mundo.”
A campanha global do Dia Mundial do Cancro 2025-2027 reforça a necessidade de colocar as pessoas no centro dos sistemas de saúde, reconhecendo a singularidade de cada experiência. Além disso, apela à união dos doentes oncológicos na defesa de políticas de saúde mais eficazes, que promovam maior longevidade e qualidade de vida.
O Dia Mundial do Cancro foi instituído em 2000 pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a LPCC é membro desde 1983. A data tem como objetivo sensibilizar a população, melhorar a educação sobre a doença e promover ações individuais e coletivas na luta contra o cancro.