20 C
Porto
Domingo, Abril 14, 2024

Biblioteca e Museu de Proença-a-Nova com acessibilidade para todos

A Biblioteca Municipal, em Proença-a-Nova, e o edifício onde funciona o Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa e o Museu Isilda Martins estão mais acessíveis com a instalação de uma plataforma elevatória, possibilitando o acesso todos os utentes, numa perspetiva de utilização inclusiva.

As mais lidas

Com 32 anos, o edifício da Biblioteca Municipal não estava acessível interiormente a pessoas com dificuldades de locomoção, nomeadamente ao primeiro piso. Neste espaço, a plataforma elevatória foi instalada nas escadas interiores que ligam o hall de entrada, no piso 1, ao espaço infantojuvenil no piso 0, facilitando não só quem visita a biblioteca, mas também o acesso entre estes dois espaços.

No edifício do polo da Sobreira Formosa, ao nível do piso 0, localiza-se a zona de receção, área de exposições temporárias, área de serviços, nomeadamente o Espaço Cidadão.

A sala destinada à biblioteca está situada a um nível superior, assim como o Museu Isilda Martins no piso 1, encontrando-se até agora sem acesso inclusivo. A plataforma foi instalada nas escadas que ligam estes espaços. Todas as semanas, o polo recebe o atelier de trabalhos manuais Quintas com chá, com o objetivo de promover o convívio e o desenvolvimento de atividades lúdicas e que agora permitirá a participação de mais munícipes.

Estas intervenções no valor de 30 935 mil euros foram financiadas pelo Acessibilidades 360º – Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação nos Edifícios Públicos (PIEP) e pelo Município de Proença-a-Nova.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img