Um empresário bem sucedido não tem de ser, forçosamente, sinónimo de avareza, exploração e materialismo militante. Valdemar Ribeiro está nos antípodas dessa maneira de ser. A personalidade perversa, no que se refere ao capital, e que é tão comum numa certa classe proprietária de empresas, choca com a sua visão do mundo global e do desenvolvimento sustentado.
É um português radicado em Angola, com uma capacidade de iniciativa acima do normal. Em 2009, por consequência da sua visão e capacidade de investigação, descobriu um aquífero, na província de Huila, Angola, e construiu uma fábrica para engarrafar água – Água Preciosa. Com métodos de trabalho modernos, já a fez sair do país africano e chegar à Europa- Itália e Alemanha.
Fábrica pertencente ao grupo “O Regente”, busca constantemente, a excelência, mas a vertente económica está longe de ser a única preocupação do empresário luso.
A criação de uma “Academia de Autores” – promove a literacia e contribui para a modernização do ensino escolar em Angola – de mãos dadas com a defesa ambiental é a prova de que estamos perante um “ativista cívico”, sem complexos por ser também empreendedor económico e de sucesso.
Aligeirar as assimetrias e desigualdades sociais está nos seus objetivos desde que pisou solo africano. Também, em Portugal, exerce mecenato para organizações cívicas.
Sociedade e Ambiente
O bem-estar das pessoas é preocupação permanente. Começou com uma linha elétrica de média tensão, em dois quilómetros, beneficiando o Bairro onde está instalado. Além de que, a estrada secundária que o atravessa, é recuperada anualmente.
Sobre o ambiente, a intervenção é, também, digna de registo. Reflorestação permanente de uma área “Reserva Ambiental Nativa”, privada, com cerca de 230 hectares, à volta do aquífero, onde vivem protegidas 15 espécies de animais de pequeno porte.
A iniciativa “Vamos Plantar Um Milhão de Árvores na Huila” e o “APA
de Chela”, visam a proteção da Serra da Chela. É um espaço muito grande, com picos de montanhas de mais de mil metros, e com sessenta quilómetros de frente.
É assim que Valdemar Ribeiro, empresário, contribui para a região que lhe permite prosperar na vida.