O Parque Urbano da Várzea, em Setúbal, foi recentemente destacado pela União Europeia como boa prática ambiental e exemplo inovador de adaptação e combate às alterações climáticas.
As diferentes fases de criação do Parque Urbano da Várzea, num projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, a par das características inovadoras que fazem do equipamento setubalense um exemplo no território europeu, são realçadas pela Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia.
Num artigo publicado recentemente, disponível através da ligação https://shorturl.at/mCvgr, o Parque Urbano da Várzea é evidenciado como uma boa prática no combate às alterações climáticas.
As características singulares do equipamento urbano setubalense, que concentra num único espaço valências de índole ambiental, de lazer e de prevenção de riscos climáticos, em particular a precipitação extrema e intensa, mereceram a referência diferenciadora da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia.
A precipitação forte e intensa é um dos principais riscos climáticos do território de Setúbal, o que provocou, no passado, situações de inundações rápidas em vários pontos da cidade, em particular na zona da Baixa, o que já não se verifica, resultado das bacias de retenção de águas existentes no Parque Urbano da Várzea.
OC/MP
Foto | CM Setúbal