16 C
Porto
19.7 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Julho 12, 2025

Rosa Fonseca apresenta “Boca Fecunda” em Aveiro

No sábado próximo, dia 14 de junho de 2025, pelas 16:00, na Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz, em Aveiro, Rosa Fonseca, lança o seu novo livro "Boca Fecunda", um regresso à poesia por parte da escritora aveirense. O prefácio é assinado pelo poeta José Paulo Santos, que também apresentará a obra.

Mais artigos

Escritora multifacetada, colaboradora permanente de O Cidadão e mulher de causas, Rosa Fonseca lança “Boca Fecunda”. Na sua terra natal e que tanto ama – Aveiro.

No Prefácio, assinado pelo poeta José Paulo Santos, podemos ler, “…E vem o amor, os amantes, a flânerie pelas cidades, o enamoramento, o sonho. A Boca Fecunda traz-nos sabores que desejamos sentir secreta e intimamente. Deixamo-nos levar de boca a orelha, com palavras ciciadas, com carícias e ternuras que a noite convida a explorar.”

E termina com uma frase de Charles Baudelaire, “(…) na boca em que vivia a imensa humanidade.”

Assim, no seu sétimo livro, Rosa Fonseca convida-nos ao sonho. Do amor, do desejo, mas também da Humanidade sem mácula e da liberdade de pensar  e reviver.

Sábado, a partir das 16:00, teremos já um novo livro da Rosa Fonseca para ler, melhor, saborear. Dois anos depois de “O Silêncio dos Aves”, é a vez de “Boca Fecunda” chegar às mãos dos leitores, em especial da escritora aveirense. Que são muitos!

BIOGRAFIA

Rosa Fonseca, escritora. Direitos Reservados

Rosa Fonseca nasceu em Aveiro. Foi docente de Educação Especial. Frequentou o curso de Línguas e Literatura Moderna.

Aos 14 anos escreve uma peça de teatro, “A vida de um estalajadeiro”, que encena com amigos e leva a palco. Nunca mais deixou de escrever.

Mas é em 2012 que publica o seu primeiro livro de poesia e prosa, “Entre a alma e o mar”, seguindo-se, “Demora-te nos meus olhos”. “Enquanto a chuva não vem”, em 2017. “Eu sou um poema”, 2019, destinado à infância e está traduzido em inglês. “Abraça-me por Dentro”, surge em 2021, contos e outros textos. Em 2023 apresenta-nos “O Silêncio das Aves”. Em 2025 apresenta “Boca Fecunda”.

Ao longo destes anos a sua obra, poética e ficcional, encontra-se em mais de quatro dezenas de antologias, Portugal, Espanha e Brasil. É convidada para prefaciar e apresentar livros de outros autores. Coordenou algumas coletâneas de poesia e prosa poética portuguesa. É presença regular em eventos literários e em bibliotecas escolares. Colabora com o Jornal O Cidadão e Diário de Aveiro escrevendo crónicas e artigos de opinião. Mais recentemente, foi convidada a colaborar com o Jornal Farol de Poesia, no Brasil, com crónicas mensais. Os seus livros encontram-se em vários países. Fazem parte de algumas bibliotecas escolares, bibliotecas públicas, nomeadamente em Cabo Verde, Biblioteca da Universidade Gregório Semedo em Luanda e em Benguela.

Integra júris de seleção de trabalhos literários.

Bibliografia

“Entre a Alma e o Mar” (2012)

“Demora-te nos Meus Olhos” e “Enquanto a Chuva não Vem” ( 2017)

“Eu sou um Poema ” (2019)

“Abraça-me Por Dentro” (2021)

“O Silêncio das Aves” (2023)

“Boca Fecunda” (2025)

Capa do livro “Boca Fecunda” de Rosa Fonseca. Direitos Reservados
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img