9.8 C
Porto
16.4 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Domingo, Junho 15, 2025

Portugal aposta na bioenergia e leva cinco empresas à Expobiomasa 2025

Cinco marcas nacionais de produção de pellets vão representar Portugal na Expobiomasa, em Valladolid, com o apoio da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), reforçando a presença internacional da bioenergia nacional e o seu papel na transição energética.

Mais artigos

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal coordena a participação portuguesa na Expobiomasa 2025, uma das mais relevantes feiras de bioenergia da Europa, que se realiza em Valladolid, Espanha, entre 6 e 8 de maio. As empresas Nova Lenha – JAF, Omnipellets, Rubro – 4Wood, Rubro – New Pellets e Tec Pellets integram a comitiva nacional, promovendo internacionalmente a capacidade produtiva e sustentável do setor da biomassa em Portugal.

A delegação portuguesa estará no Hall 2 – Stand 285 e integra-se numa estratégia mais ampla de internacionalização da fileira da madeira e mobiliário, liderada pela AIMMP através do seu programa Inter Wood & Furniture.

A Expobiomasa é uma feira de referência no setor da bioenergia no sul da Europa e América Latina. A presença portuguesa pretende dar visibilidade à competitividade do setor nacional, num contexto em que a biomassa é considerada um dos pilares da transição energética, ao promover a circularidade, a valorização dos recursos endógenos e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

“O setor da biomassa está cada vez mais alinhado com as metas de descarbonização e economia circular, e Portugal tem todas as condições para ser um player de referência a nível europeu”, sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP.

A participação na Expobiomasa 2025 insere-se no plano Inter Wood & Furniture, promovido pela AIMMP e cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e União Europeia. O plano já apoiou mais de 400 empresas, potenciando a duplicação das exportações do setor desde 2010.

“Queremos reforçar a presença de Portugal nos mercados internacionais, contribuindo para a sustentabilidade e inovação na fileira da madeira e mobiliário”, afirma a AIMMP.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img