8.5 C
Porto
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Gaienses descobrem Trilho homologado do Rio Febros

Um grupo de gaienses decidiu reuniu-se para conhecer o Trilho do Rio Febros ; conviveu, fez exercícios e ficou a conhecer História e Património desde a Idade Média até aos nossos tempos .

As mais lidas

Iniciativa, inédita, do Partido Socialista, Secção de Avintes, reuniu diversos membros pertencentes a outras secções do concelho que, juntos, vieram fazer uma caminhada com História pelo trilho do rio Febros. Uma descoberta para muitos gaienses.

Esta Caminhada foi dirigida e orientada pelo Historiador Paulo Sousa e Costa, profundo conhecedor da evolução do território desde a Idade Média, o seu património e a sua história.

O trilho do rio Febros é o primeiro e único trilho pedestre homologado em Vila Nova de Gaia: PR 1 VNG. Tem cerca de 4 km sempre ao longo das margens do trecho final do rio Febros. O trilho começa no lugar de Chãos (rua de Chãos e rua de Santo Tusso) e termina na foz do rio no lugar do Esteiro. Este trilho entronca no passadiço marginal ao rio Douro. É muito frequentado por caminhantes e ciclistas. A criação do trilho foi uma iniciativa da Onda Verde, Associação Juvenil de Ambiente e Aventura, com a colaboração do Historiador e cofundador Paulo Sousa e Costa em 2014.

Esta caminhada foi mais descontraída. E serviu para contar muitas Histórias, sobre os moinhos, a toponímia, a organização do território, os limites entre as freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho (porque o trilho também é de Vilar e de Oliveira do Douro), a broa de Avintes até celebrar Adriano.
O trilho do Febros é um produto que deve ser valorizado e divulgado!



- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img