20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Os Blues – 2º Parte

As mais lidas

Dando sequência ao texto anterior, onde iniciei uma breve explicação sobre os diferentes estilos musicais (blues, jazz, rock, etc…), principiei pelos blues. Hoje dou continuidade com a segunda parte deste estilo, que marcou profusamente o jazz e o rock.

Classic Women Blues Singers
Entre os anos 20 e 30, as cantoras normalmente acompanhadas de orquestra, estiveram em grande destaque. Curiosamente é Mamie Smith a primeira a gravar um disco de blues como demos conta anteriormente. Ida Cox, Sppie Wallace, Lucille Bogan e Victoria Spivey. E as que foram denominadas raínhas: Bessie Smith e Ma Rainey. E as vozes de: Billie Holiday, Dinah Washington Shemekia Copelande e Maria Muldaur, foram e são uma intensa marca, na divulgação deste género musical.

Jump Blues
Tempo rápido, um cantor, uma orquestra onde os metais estão em destaque. As vozes de Big Mama Thornton, Johnny Otis, Roy Brown, Wynonie Harris e Big Joe Turner. Os pianos de Amos Milburn, Sammy Price e Nat “King” Cole. As Big Bands de Count Basie, Chick Webb, Benny Goodman e Lionel Hampton, e o inconfundível Hot Five de Louis Armstrong.

Louisiana Blues
Influenciado pelo estilo (Chicago Style) de Jimmy Reed, onde o som tem um tratamento próprio, em alguns casos um uso abusivo do eco. Slim Harpo, Lightnin’ Slim e Lazy Lester. Com influências africanas e o acordeão, chega-nos o estilo Zydeco aqui representado por Clifton Chenier e Boozoo Chavis. Robert Pete Williams e Snooks Eaglin, onde o ritmo do Cajun e a língua francesa do continente africano, se confundem com as sonoridades de New Orleans

Memphis Blues
É um estilo baseado na música country com duas formas distintas. As “Jug bands” ,um estilo mais humorado e com influências do jazz, com instrumentos caseiros, e um segundo estilo que veio influenciar muito os blues actuais com dois guitarristas, um leader (solo) e um segundo mais acompanhante. Cannon’s Jug Stompers, Furry Lewis, Memphis Minnie e Howlin’ Wolf. Mais tarde, este estilo é adaptado ao que se denominou “Sun Rockabilly/Memphis R&B”, com Carl Perkins, Albert King e Elvis Presley.


West Coast Blues
O piano com influências do ragtime e do jazz, guitarra dentro no estilo texano e os jump blues são as principais características deste estilo muito Californiano. Charles Brown, Pee Wee Crayton, Lowell Fulson e Percy Mayfield.

Texas Blues
É de todos os estilos, o mais swingante e fresco. Numa versão acústica fica com as influências de songster e de country blues. Na versão do pós-guerra, o estilo eléctrico da guitarra normalmente tem alguns sopros como background. Foi criado pelo bluesman do Texas, T-Bone Walker. Alguns dos nomes importantes deste estilo: Blind Lemon Jefferson, Lightnin’ Hopkins, Clarence “Gatemouth” Brown, Joe Luis Walker e Ray Charles
Blues Rock
Este estilo com referências americana, influenciou a maioria das bandas britânicas. Alexis Korner, John Mayall, Fleetwood Mac e Rolling Stones.
Os americanos mais importantes Sao: Paul Butterfield Blues Band, Bob Dylan, Johnny Winter e Kenny Wayne Sheppard.

Modern Acoustic Blues
Novos músicos recuperam o estilo antigo dos blues acústicos e dão-lhes a sua vivência actual. Nos anos 60 e 70, John Hammond, R.L. Burnside, Taj Mahal e Ry Cooder. E nos dias de hoje, Rory Block, Ted Hawkins, Keb’ Mo’ e Corey Harris.

Modern Electric Blues
Uma mistura entre estilos antigos e urbanos numa versão contemporânea.Influenciados pelos blues de: B.B.King, Albert King, Freddie King, Buddy Guy e Junior Wells, e pelo blues rock de: Jimi Hendrix. ZZ Top, Eric Clapton e Allman Brothers, os defensores deste género musical sempre vivo no coração de todos os que amem os blues. Steve Ray Vaughan, Robert Cray, The Fabulous Thunderbirds, William Clarke, Charlie Musselwhite, Albert Collins, Johnny Copeland, Son Seals, Joe Luis Walker e Kinsey Report.

Nothin’ but the best, and later for the garbageJohn Lee Hooker





- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img