8.5 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Feira da Ascensão regressa a Alenquer de 8 a 12 de maio

A festa está de regresso às ruas de Alenquer durante cinco dias, entre 8 e 12 de maio. A XL Feira da Ascensão reúne o melhor da tradição popular no Parque Urbano da Romeira, com a organização do Município de Alenquer. A entrada é gratuita e há muito para ver, ouvir e saborear. A animação está garantida com muita música, comes e bebes, carrosséis, sardinhadas, largadas e corrida de touros, artesanato, exposições .

As mais lidas

Os grandes concertos mantêm-se em 2024 e o palco será entregue a Sonido Andaluz com participação especial de Luís Trigacheiro (quarta-feira), Ivo Lucas (quinta-feira), Van Zee (sexta-feira) e Emanuel (sábado). Para domingo, a animação fica reservada com a Gala do Rei e Rainha das Vindimas de Alenquer.

A feira, que teve o pontapé de saída em 1982 e celebra a 40ª edição no presente ano, contará com uma grande novidade a título desportivo a 12 de maio: o regresso da corrida de atletismo com o Grande Prémio da Ascensão.

CMAlenquer1
Para a tarde, também no domingo, está prevista uma corrida de  touros com a participação dos cavaleiros João Moura Caetano, João Salgueiro da Costa e Manuel de Oliveira (praticante), com touros da ganadaria Alves Inácio. Os forcados são do Grupo de Amadores do Clube Taurino Alenquerense, que celebra o 20º aniversário de existência em maio.

O vicepresidente Tiago Pedro antecipou “pequenas correções logísticas e práticas” para uma edição em que se aguarda mais uma enchente, à imagem de 2023, ano do regresso da organização ao Município. “O modelo, obviamente, mantém-se com coletividades, entidades oficiais, comerciais e industriais juntos. A Feira da Ascensão é de todos, é a nossa feira mais antiga, da qual todos gostam. A ideia é consolidar a Feira da Ascensão no Parque Urbano da Romeira e estendê-la, ano após ano, para a comunidade no resto da vila de Alenquer. Não queremos impor nada às pessoas, será uma situação gradual. A sardinhada, por exemplo, manter-se-á e sucederá a horas diferentes. Haverá um assador no Bairro do Areal ou na Praça Luís de Camões. Queremos o revivalismo da Feira da Ascensão dos anos 90, com as pessoas com a garagem aberta e o assador na rua a receberem outras pessoas e a estarem entre amigos“, reiterou.

Tal como em 2023, não vai faltar street food, expositores e um traço tradicional de um evento inspirado na espiga e no feriado municipal: a quinta-feira da Ascensão. “Era importante que regrasse a essência da Feira. É todo o programa conjugado que torna a Feira atrativa. Quisemos criar algo que abrangesse todas as faixas etárias, desde o mais velho ao mais novo, e sinto que o vamos conseguir. Desde a música ao desporto, desfiles ou cortejos, todas as áreas têm destaque”, prometeu a vereadora Cláudia Luís.







- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img