Durante o primeiro período do reforço, entre as 21h00 e as 00h30, 12 das 37 linhas noturnas verão a frequência dos serviços aumentada, com uma média de viagens a cada 20 minutos. Esta medida inclui também a utilização de autocarros de maior capacidade para responder ao fluxo de utilizadores. As linhas abrangidas por este reforço incluem a 200, 201, 501, 600, 602, 700, 701, 702, 800, 903, 904 e 907. As restantes linhas noturnas manterão o funcionamento habitual.
Prevendo um acréscimo de passageiros após a meia-noite, o reforço será alargado entre as 00h30 e as 02h30. Além das 12 linhas noturnas reforçadas, a Rede da Madrugada da STCP entrará em operação, com nove das suas linhas também a serem ajustadas com turnos adicionais. Este reforço específico será aplicado às linhas 1M, 4M, 5M, 7M, 8M, 9M, 10M, 12M e 13M.
A partir das 02h30, os serviços da Rede da Madrugada continuarão operacionais até às 05h30, mantendo o reforço para responder à procura de transporte durante toda a madrugada. Este esforço da STCP visa assegurar que os utilizadores possam participar nas celebrações com comodidade e segurança, independentemente do horário.
Devido à dimensão dos eventos na Baixa do Porto, as linhas terão paragens término especiais entre as 20h30 do dia 31 e as 07h00 do dia 1. Os principais pontos de concentração incluem a Cordoaria, a Trindade, o Bolhão, São Bento e a Batalha. Estas localizações foram selecionadas para facilitar o acesso ao centro das celebrações, minimizando possíveis constrangimentos provocados pelos eventos e pelo elevado número de visitantes.
No dia 1 de janeiro, a rede da STCP voltará a funcionar em horário habitual para domingos e feriados. Os horários detalhados de todas as linhas estarão disponíveis para consulta nas paragens, no site oficial da STCP e através da Linha Azul. A empresa recomenda a verificação prévia dos horários em tempo real, utilizando os recursos online ou o serviço SMSBUS.
Relativamente aos títulos de transporte, serão aceites os bilhetes Andante ocasionais, passes Andante que incluam as zonas necessárias, a App Anda e bilhetes de bordo adquiridos diretamente nos autocarros. O bilhete de bordo tem um custo de 2,50€ por viagem e pode ser pago em dinheiro ou através de MB WAY.
As linhas de carro elétrico histórico (1 e 18) irão manter os seus horários regulares nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. No entanto, o Museu do Carro Eléctrico encerrará no feriado e estará aberto no último dia do ano com horário reduzido, entre as 10h00 e as 17h00.
Esta operação especial da STCP surge como uma resposta ao aumento da procura de transporte público nesta ocasião festiva, assegurando um serviço adaptado às necessidades dos utilizadores e contribuindo para o sucesso das celebrações de Ano Novo no Porto.
OC/RPC