O novo Centro de Operações dos Serviços Municipalizados de Alcobaça introduz um modelo de gestão mais moderno e eficiente, através da implementação de uma plataforma inteligente que permite o controlo em tempo real das redes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.
A infraestrutura foi concebida para reforçar a eficiência, a resiliência operacional e a sustentabilidade dos sistemas, promovendo um serviço de maior qualidade para os cidadãos do concelho.
Com este novo centro, passa a ser possível realizar a monitorização, controlo e coordenação centralizada das infraestruturas, adaptando os procedimentos às especificidades de cada equipa e processo. O objectivo é optimizar a capacidade de resposta, prevenir disrupções e elevar os padrões de qualidade na gestão do ciclo urbano da água.
Segundo os próprios serviços, “Dotado de uma plataforma inteligente de gestão em tempo real, o Centro de Operações permite a monitorização, controlo e coordenação centralizada de todas as infraestruturas e operações dos SMA. Através de uma abordagem integrada, adaptada às especificidades de cada processo e equipa, será possível otimizar a capacidade de resposta, prevenir disrupções e elevar os padrões de qualidade na gestão do ciclo urbano da água.”
Este novo passo tecnológico marca também um compromisso com a sustentabilidade ambiental e a transição digital, procurando garantir um serviço público mais eficaz e próximo dos munícipes. A estrutura integra-se numa visão de melhoria contínua e inovação, visando reforçar a capacidade de resposta às exigências atuais e futuras da gestão dos recursos hídricos.
OC/AF
