Organizado pela Vibes & Beats, o evento foi marcado pela presença de grandes nomes da música local, como Blind Zero, Sérgio Godinho, Zen, Pluto, Marta Ren, Plaza, TurboJunkie e Ecos da Cave.
Durante as duas noites, o público foi presenteado com clássicos e novos trabalhos, em performances que nos trouxeram a essência do rock portuense e a força do norte de Portugal.
Na sexta-feira, os Plaza abriram o concerto, seguidos pela apresentação icônica de Sérgio Godinho, que nos trouxe a sua longa trajetória de cinco décadas. A Segunda metade deste primeiro dia começou com os Pluto com a sua sonoridade única e por fim os Blind Zero, que comemoram o seu 30º aniversário, encerraram a noite com músicas do recém-lançado “Courage and Doom”.
Já no sábado, Ecos da Cave deram início à segunda noite, seguidos pela energia dos TurboJunkie e a performance singular de Marta Ren. O encerramento foi com a mítica banda Zen, celebrando os seus 25 anos de estrada.
Cada apresentação trouxe um capítulo da história do rock português, e a vibração do público reforçou o sentimento de orgulho local e o legado musical do Porto, mostrando que o rock continua vivo e pulsante na cidade.
PLAZA (ÀLBUM DE FOTOS)
O trio de música pop electrónica Plaza, formado no início dos anos 2000 no norte de Portugal, constituído por Quico Serrano (teclas), pelos irmãos Paulo (voz) e Simão Praça (guitarra), lançou dois álbuns ao longo de sua carreira.
Fotografia: António Proença
O primeiro, “Meeting Point”, lançado em 2004, foi aclamado como o melhor álbum do ano e continua sendo uma referência entre os fãs. O segundo trabalho, “All Together”, consolidou ainda mais o estilo e a presença da banda no cenário musical. Agora, duas décadas após o lançamento de “Meeting Point” e com uma recente participação no North Festival, os Plaza retornam assim aos palcos, prontos para reacender a paixão de seu público.
SÉRGIO GODINHO (ÀLBUM DE FOTOS)
Com uma carreira artística que ultrapassa meio século, Sérgio Godinho é um nome essencial na música, literatura, e nas artes cênicas em Portugal.
Fotografia: António Proença
Em 2024, ele dá início a um novo ciclo com o lançamento de “LIBERDADE25“, uma obra que celebra sua trajetória e que reflete a essência da história recente de Portugal, incluindo um de seus hinos criados em 1974, no contexto da Revolução dos Cravos e que até hoje ressoa profundamente na memória coletiva do país.
Acompanhado pela banda Os Assessores, temas como “Maré alta”, “Balada da Rita”, banda sonora do filme “Kilas o mau da fita”, “Coro das velhas” ou “A democracia” fizeram parte da sua passagem pelo palco em mais esta etapa da sua digressão.
Entre canções e histórias, deixou uma importante reflexão ao público: “A liberdade continua a passar por aqui, mas é um bem perecível.”
PLUTO (ÀLBUM DE FOTOS)
Originária do Porto, a banda Pluto, formada em 2002, é constituída por Manel Cruz e Peixe (fundadores dos Ornato Violeta), Eduardo Silva e Ruca. O grupo lançou seu álbum de estreia, e único, “Bom Dia”, em 2004, que rapidamente se tornou um marco no cenário musical português tendo ficado quase duas décadas sem lançar novas músicas.
Fotografia: António Proença
Revisitando as músicas de “Bom Dia”, iniciaram com “Túnel”, que marcou o seu regresso em 2023, sendo a primeira canção desde o lançamento do seu primeiro álbum. Juntaram-se ainda duas canções inéditas: “Quadrado” e “A minha vez de construir”.
Este novo single reafirma a ideia de que a jornada da banda está longe de ter terminado. A volta dos Pluto é um sinal promissor para os fãs e para a música portuguesa.
BLIND ZERO (ÀLBUM DE FOTOS)
Com uma trajetória marcada por milhares de discos vendidos e nove álbuns lançados, os Blind Zero (a banda de Miguel Guedes), destacam-se como uma das principais bandas de rock em Portugal tendo sido a primeira banda a cantar em inglês a conquistar o galardão de disco de ouro em Portugal.
Fotografia: António Proença
Esta sua passagem pelo “Rock à moda do Porto” integrou a comemoração do seu 30º aniversário com o lançamento do tão aguardado “Courage and Doom”, sucessor do álbum “Often Trees”. Este novo trabalho é uma fusão dos sons distintos dos membros, oferecendo uma exploração cuidadosa de texturas sonoras e ambientes atmosféricos que caracterizam a evolução da banda ao longo dos anos.
TurboJunkie (ÀLBUM DE FOTOS)
Formada em Vila do Conde e formada pelos irmãos Simão, Paulo e Domingos Praça, a banda TurboJunkie é considerada uma referência essencial da música alternativa dos anos 90, a banda subiu aos principais palcos e festivais do país, conquistando reconhecimento e diversas nomeações, incluindo a de Melhor Canção do Ano pela Revista Blitz.
Fotografia: António Proença
Num retorno aguardado pelo fãs, subiram ao palco do Super Bock Arena e começaram por aquecer o público com uma Cover do “I Wanna Be Your Dog” de Iggy Pop. Para uma plateia ainda reduzida, o que foi pena, não deixou de ser emocionante mesmo assim, ouvir a multidão cantar em uníssono “Born to be Wild” de uma forma enérgica e intensa o que tqmbém é uma marca da trajetória desta banda.
Marta Ren, uma das vozes mais carismáticas da nova música portuguesa subiu ao palco neste segundo dia do evento apresentando um espetáculo que destacou sua energia única e talento musical, apresentando uma abordagem única e inovadora à música, o que reflete a sua visão artística singular e multicultural. Abriu com “It’s today”, “Don’t look” e “Worth it”.
Fotografia: António Proença
Os ZEN fizeram uma apresentação marcante na Super Bock Arena durante o festival Rock à Moda do Porto, consolidando sua reputação como uma das principais bandas de rock alternativo em Portugal.
Fotografia: António Proença
Com faixas que exploram temáticas profundas e sonoridades marcantes, os ZEN mantiveram a mesma intensidade e paixão que os tornaram célebres ao longo dos anos não faltando os temas: “Mutant” ou “U.N.L.O” tendo sido uma celebração da sua trajetória e um testemunho do impacto duradouro que a banda tem no cenário musical português.
Com uma carreira que começou na década de 1990 no Porto, os ZEN, actualmente compostos por: Miguel Barros (baixo), André Hollanda (bateria e voz), Rui Silva – Gon (voz) e Marco Nunes (guitarra), rapidamente se estabeleceram como uma das bandas mais proeminentes do rock alternativo português e continuam a cativar o público com sua energia contagiante e irreverência.
Em novembro de 2023, a banda fez história ao encher o Hard Club em um concerto memorável, celebrando os 25 anos do álbum The Privilege of Making The Wrong Choice, lançado em 1998 e gravado em Vigo, com masterização em Nova Iorque. A trajetória da banda é um reflexo de sua resiliência e paixão pela música.
O festival Rock à Moda do Porto encerrou assim em grande estilo, com muita intensidade e vibração, celebrando de forma vibrante o rock produzido no Norte de Portugal, tendo-se destacado pela sua capacidade de unir talentos locais e proporcionar uma experiência única, reforçando a importância do rock na cultura musical portuguesa.
Fotógrafo/Editor/Engenheiro Eletrotécnico