10.1 C
Porto
12.2 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Segunda-feira, Março 17, 2025

Super Bock Arena ao ritmo do Norte com duas noites de puro Rock

A terceira edição do Rock à Moda do Porto teve lugar no Super Bock Arena nos dias 25 e 26 de outubro, numa celebração energética do rock portuense.

As mais lidas

António Proença
António Proença
Fotógrafo/Editor/Engenheiro Eletrotécnico

Organizado pela Vibes & Beats, o evento foi marcado pela presença de grandes nomes da música local, como Blind Zero, Sérgio Godinho, Zen, Pluto, Marta Ren, Plaza, TurboJunkie e Ecos da Cave.
Durante as duas noites, o público foi presenteado com clássicos e novos trabalhos, em performances que nos trouxeram a essência do rock portuense e a força do norte de Portugal.

Na sexta-feira, os Plaza abriram o concerto, seguidos pela apresentação icônica de Sérgio Godinho, que nos trouxe a sua longa trajetória de cinco décadas. A Segunda metade deste primeiro dia começou com os Pluto com a sua sonoridade única e por fim os Blind Zero, que comemoram o seu 30º aniversário, encerraram a noite com músicas do recém-lançado “Courage and Doom”.

Já no sábado, Ecos da Cave deram início à segunda noite, seguidos pela energia dos TurboJunkie e a performance singular de Marta Ren. O encerramento foi com a mítica banda Zen, celebrando os seus 25 anos de estrada.

Cada apresentação trouxe um capítulo da história do rock português, e a vibração do público reforçou o sentimento de orgulho local e o legado musical do Porto, mostrando que o rock continua vivo e pulsante na cidade.

PLAZA (ÀLBUM DE FOTOS)
O trio de música pop electrónica Plaza, formado no início dos anos 2000 no norte de Portugal, constituído por Quico Serrano (teclas), pelos irmãos Paulo (voz) e Simão Praça (guitarra), lançou dois álbuns ao longo de sua carreira.

20241025 00201
PLAZA – Simão e Paulo Praça
Fotografia: António Proença

O primeiro, “Meeting Point”, lançado em 2004, foi aclamado como o melhor álbum do ano e continua sendo uma referência entre os fãs. O segundo trabalho, “All Together”, consolidou ainda mais o estilo e a presença da banda no cenário musical. Agora, duas décadas após o lançamento de “Meeting Point” e com uma recente participação no North Festival, os Plaza retornam assim aos palcos, prontos para reacender a paixão de seu público.

SÉRGIO GODINHO (ÀLBUM DE FOTOS)
Com uma carreira artística que ultrapassa meio século, Sérgio Godinho é um nome essencial na música, literatura, e nas artes cênicas em Portugal.

20241025 00490
Sérgio Godinho
Fotografia: António Proença

Em 2024, ele dá início a um novo ciclo com o lançamento de LIBERDADE25, uma obra que celebra sua trajetória e que reflete a essência da história recente de Portugal, incluindo um de seus hinos criados em 1974, no contexto da Revolução dos Cravos e que até hoje ressoa profundamente na memória coletiva do país.

Acompanhado pela banda Os Assessores, temas como “Maré alta”, “Balada da Rita”, banda sonora do filme “Kilas o mau da fita”, “Coro das velhas” ou “A democracia” fizeram parte da sua passagem pelo palco em mais esta etapa da sua digressão.

Entre canções e histórias, deixou uma importante reflexão ao público: “A liberdade continua a passar por aqui, mas é um bem perecível.”

PLUTO (ÀLBUM DE FOTOS)
Originária do Porto, a banda Pluto, formada em 2002, é constituída por Manel Cruz e Peixe (fundadores dos Ornato Violeta), Eduardo Silva e Ruca. O grupo lançou seu álbum de estreia, e único, “Bom Dia”, em 2004, que rapidamente se tornou um marco no cenário musical português tendo ficado quase duas décadas sem lançar novas músicas.

20241025 00327
Pluto – Manel Cruz e Eduardo
Fotografia: António Proença

Revisitando as músicas de “Bom Dia”, iniciaram com “Túnel”, que marcou o seu regresso em 2023, sendo a primeira canção desde o lançamento do seu primeiro álbum. Juntaram-se ainda duas canções inéditas: “Quadrado” e “A minha vez de construir”.

Este novo single reafirma a ideia de que a jornada da banda está longe de ter terminado. A volta dos Pluto é um sinal promissor para os fãs e para a música portuguesa​.

BLIND ZERO (ÀLBUM DE FOTOS)
Com uma trajetória marcada por milhares de discos vendidos e nove álbuns lançados, os Blind Zero (a banda de Miguel Guedes), destacam-se como uma das principais bandas de rock em Portugal tendo sido a primeira banda a cantar em inglês a conquistar o galardão de disco de ouro em Portugal.

20241026 01176
BLIIND ZERO – Miguel Guedes
Fotografia: António Proença

Esta sua passagem pelo “Rock à moda do Porto” integrou a comemoração do seu 30º aniversário com o lançamento do tão aguardado “Courage and Doom”, sucessor do álbum “Often Trees”. Este novo trabalho é uma fusão dos sons distintos dos membros, oferecendo uma exploração cuidadosa de texturas sonoras e ambientes atmosféricos que caracterizam a evolução da banda ao longo dos anos.

ECOS DA CAVE (ÁLBUM DE FOTOS)
Formados em 1987 em Santo Tirso, os Ecos da Cave, formados por Carlos Lima (guitarra e harmónica), Armindo (baixo), Francisco (guitarra), José Augusto Costa (bateria) e Alfredo (voz), construíram uma trajetória marcada por uma série de concertos memoráveis.

20241026 00082 Edit
Ecos da Cave – Alfredo
Fotografia: António Proença

Um dos momentos marcantes da banda foi sua participação no 5º Concurso do Rock Rendez-Vous em 1988, onde alcançaram as semifinais. O single “Desejo”, gravado e produzido por Zé Nabo, foi incluído na compilação Registos, que reúne as oito melhores bandas do concurso.

Após uma paragem que durou 23 anos, os Ecos da Cave reuniram-se em 2017 para celebrar seu 30º aniversário. Essa comemoração resultou em uma noite épica que gerou tanto um DVD quanto um livro, documentando essa fase especial. Desde então, a banda tem permanecido ativa, mantendo a formação original e continuando a sua jornada musical até os dias atuais.

Nesta sua primeira passagem pelo Super Bock Arena, não desiludiram os fãs ali presentes presenteando-os com “Desejo”, música que marcou a trajectória da banda.

TurboJunkie (ÀLBUM DE FOTOS)
Formada em Vila do Conde e formada pelos irmãos Simão, Paulo e Domingos Praça, a banda TurboJunkie é considerada uma referência essencial da música alternativa dos anos 90, a banda subiu aos principais palcos e festivais do país, conquistando reconhecimento e diversas nomeações, incluindo a de Melhor Canção do Ano pela Revista Blitz.

20241026 00282 2
TurboJunkie – Simão Praça
Fotografia: António Proença

Num retorno aguardado pelo fãs, subiram ao palco do Super Bock Arena e começaram por aquecer o público com uma Cover do  “I Wanna Be Your Dog” de Iggy Pop. Para uma plateia ainda reduzida, o que foi pena, não deixou de ser emocionante mesmo assim, ouvir a multidão cantar em uníssono “Born to be Wild” de uma forma enérgica e intensa o que tqmbém é uma marca da trajetória desta banda.

Marta Ren (ÀLBUM DE FOTOS)
Marta Ren
, uma das vozes mais carismáticas da nova música portuguesa subiu ao palco neste segundo dia do evento apresentando um espetáculo que destacou sua energia única e talento musical,  apresentando uma abordagem única e inovadora à música, o que reflete a sua visão artística singular e multicultural. Abriu com “It’s today”, “Don’t look” e “Worth it”.
20241026 00194 3
Marta Ren
Fotografia: António Proença
A performance de Marta Ren foi especialmente esperada, dada sua rica história musical, que inclui a fundação da banda Sloppy Joe. Além disso, fez parte dos enérgicos Bombazines e do coletivo Movimento, destacando-se pela sua versatilidade e criatividade. O seu estilo distinto e envolvente prometeu e conquistou o público,
 
O actuação chegou ao fim numa atmosfera íntima , com a artista pedindo ao público para cantar mais uma canção: “I wanna go back”. Essa interação final refletiu a conexão especial que Marta Ren estabeleceu com a plateia durante toda a apresentação.
 
ZEN – (ÁLBUM DE FOTOS)

Os ZEN fizeram uma apresentação marcante na Super Bock Arena durante o festival Rock à Moda do Porto, consolidando sua reputação como uma das principais bandas de rock alternativo em Portugal.

20241027 00509 Edit
ZEN – Rui Silva – Gon
Fotografia: António Proença

Com faixas que exploram temáticas profundas e sonoridades marcantes, os ZEN mantiveram a mesma intensidade e paixão que os tornaram célebres ao longo dos anos não faltando os temas: “Mutant” ou “U.N.L.O” tendo sido uma celebração da sua trajetória e um testemunho do impacto duradouro que a banda tem no cenário musical português.

Com uma carreira que começou na década de 1990 no Porto, os ZEN, actualmente compostos por: Miguel Barros (baixo), André Hollanda (bateria e voz), Rui Silva – Gon (voz) e Marco Nunes (guitarra), rapidamente se estabeleceram como uma das bandas mais proeminentes do rock alternativo português e continuam a cativar o público com sua energia contagiante e irreverência. 

Em novembro de 2023, a banda fez história ao encher o Hard Club em um concerto memorável, celebrando os 25 anos do álbum The Privilege of Making The Wrong Choice, lançado em 1998 e gravado em Vigo, com masterização em Nova Iorque. A trajetória da banda é um reflexo de sua resiliência e paixão pela música.

O festival Rock à Moda do Porto encerrou assim em grande estilo, com muita intensidade e vibração, celebrando de forma vibrante o rock produzido no Norte de Portugal, tendo-se destacado pela sua capacidade de unir talentos locais e proporcionar uma experiência única, reforçando a importância do rock na cultura musical portuguesa. 

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img