O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a parceria entre o município e a Cáritas Diocesana de Setúbal durante uma conferência integrada na Semana de Formação da Cáritas, realizada de 17 a 20 de setembro. Segundo o autarca, esta colaboração tem trazido resultados muito positivos ao longo dos anos. “Desde as crianças aos jovens, das mães aos mais idosos, há um trabalho que é a missão da Cáritas e que nós em Setúbal temos apoiado dentro das nossas possibilidades“, afirmou.
O evento, organizado pela Cáritas Portuguesa sob o lema “Cuidar de Todos”, incluiu uma conferência ministrada pelo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O prelado agradeceu o trabalho que as várias Cáritas fazem, referindo-se à instituição como o braço armado da caridade do bispo. D. Américo Aguiar alertou para a necessidade de ajudar as pessoas a sair do ciclo de pobreza e dependência, salientando que, muitas vezes, o apoio social acaba por perpetuar esses mesmos ciclos. “Cuidar de todos é não cuidar de ninguém”, sublinhou, apontando para a importância de responder às necessidades individuais.
Paulo Cruz, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, elogiou a boa parceria entre a instituição e o município, reforçando que esta colaboração “é constante, é ao minuto”.
Já Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, referiu-se à iniciativa como parte de um encontro técnico anual, que percorre várias regiões do país.
Na abertura do evento, o bispo de Santarém e presidente do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, D. José Traquina, destacou a importância da formação contínua para garantir uma atuação eficaz na missão da Cáritas.
A Semana de Formação incluiu workshops e conferências destinadas a promover a partilha de boas práticas e a reflexão conjunta entre as várias Cáritas Diocesanas presentes.
OC/RPC