O Município de Santarém vai apoiar, em 2025, os clubes desportivos do concelho com um total de 620 mil euros, no âmbito do Programa de Apoio e Financiamento do Associativismo Desportivo (RAFAD). Esta verba é distribuída por duas vertentes: 430 mil euros destinados ao apoio à formação desportiva regular e 190 mil euros dirigidos à organização de grandes eventos desportivos.
A autarquia reconhece o papel essencial das associações desportivas não apenas na promoção do desenvolvimento desportivo local, mas também na ocupação dos tempos livres, em especial dos mais jovens, e na promoção de estilos de vida saudáveis, com impacto direto na qualidade de vida da população.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, sublinhou que este investimento reflete uma aposta clara na melhoria das condições para a prática desportiva:
“Investir no desporto é investir na saúde e na qualidade de vida da nossa população. Estamos a viver um momento histórico de investimento nas infraestruturas desportivas do concelho.”
Nesse sentido, o autarca anunciou a concretização de diversas intervenções estruturais já em curso ou prestes a iniciar, como a construção do pavilhão desportivo de Pernes, a requalificação do Campo de Rugby, a futura academia de futebol e o campo relvado da Agrária, além do lançamento do concurso público para o novo campo de futebol da Ribeira de Santarém, previsto para o início de junho.
A Câmara reforça, assim, o compromisso com o desporto como motor de coesão social, desenvolvimento humano e bem-estar coletivo, mantendo o apoio constante às coletividades locais.
OC/FC
