Amanhã quinta-feira, 25 de julho, às 17h30, a Cascais Ambiente irá realizar um evento significativo no Parque Nacional Sintra-Cascais (PNS-C) com a introdução de veados na área. Este momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do Vice-Presidente, Nuno Piteira Lopes.
A introdução destes animais faz parte de um plano mais amplo de reordenamento da paisagem, que inclui várias medidas essenciais, sendo a principal a criação de uma paisagem mosaico. Esta estratégia de gestão da área natural de Cascais está a ser desenvolvida em parceria com os proprietários locais e conta com o cofinanciamento do programa europeu Life, que possibilitará um investimento de cerca de 3 milhões de euros ao longo de seis anos.
O evento sublinha a importância de um manejo sustentável das áreas naturais, que já mostrou resultados positivos, como a lenta progressão do fogo no ano passado, permitindo a remoção segura dos cavalos Sorraia do cercado. A zona afetada pelo incêndio de 25 de julho de 2023 está atualmente a ser restaurada com intervenções como o corte e aproveitamento das árvores queimadas para reduzir a erosão do solo e aumentar a matéria orgânica.
Programa
- 17H30 | Abertura pelo Vice-Presidente da CMC, Nuno Piteira Lopes;
- 17H35 | Apresentação do projeto a Quinta do Pisão e o Cercado de Vida Selvagem, pelo Arq. João Melo:
-
-
-
- Âmbito e Objetivos;
-
-
-
-
-
- Expectativas e Desafios;
-
-
-
-
-
- Monitorização e Futuro.
-
-
- 17H45 | Intervenção do Presidente da CMC, Carlos Carreiras;
- 17H55 | Deslocação em viaturas TT até ao local de largada dos animais;
- 18H00 | Largada dos Veados;
- 18H30 | Início da deslocação dos convidados até Pisão de Baixo – ponto de encontro.
Edição: Rui Paulo Costa