O portal imobiliário Idealista apresentou recentemente uma calculadora de remodelações que permite avaliar o potencial de valorização de imóveis após obras de renovação. Esta ferramenta, que considera o tipo de intervenção, custos e características específicas de cada imóvel, aponta para um aumento médio do valor de venda na ordem dos 30% em casas remodeladas, com maior impacto em Lisboa, Faro e Madeira.
De acordo com uma análise realizada pela empresa ao parque habitacional português, a valorização média varia com o tipo de imóvel. Para apartamentos T1, as obras podem valorizar o preço em cerca de 26,3%, enquanto para T3 a subida é de aproximadamente 25% e para T4 ou superiores ronda os 20%. Em termos regionais, Porto regista uma valorização de 29,4%, enquanto em zonas como Guarda a média desce para cerca de 20%.
Outro dado destacado é que mais de metade das habitações em Portugal têm mais de 30 anos, reforçando a procura por remodelações, especialmente no âmbito da eficiência energética. Estas melhorias, que incluem isolamento e janelas de alto rendimento, têm sido apoiadas por incentivos governamentais para promover a sustentabilidade das habitações.
OC/RPC