O setor da ourivesaria portuguesa volta a reunir-se na Exponor, de 25 a 28 de setembro, para mais uma edição da Portojóia, considerada o maior certame nacional de joalharia, ourivesaria e relojoaria. Com 34 anos de existência, esta feira assume-se como um espaço de convergência entre tradição e contemporaneidade.
Sob o lema (IM)PACTO, a edição deste ano pretende destacar a relevância do setor no panorama económico nacional, promovendo um diálogo entre as artes tradicionais e as tendências mais contemporâneas da joalharia.
Durante os quatro dias do evento, estarão presentes marcas, designers e retalhistas, num ambiente que fomenta novas parcerias de negócio, inovação e valorização da produção nacional. Segundo Diogo Barbosa, CEO da Exponor, “É neste evento que se conhecem as definições da joalharia e ourivesaria lusas, valorizando a produção nacional, promovendo a inovação e abrindo portas a novas parcerias de negócio.”

A edição de 2025 vai dar especial atenção ao design sustentável, aos novos materiais e às tecnologias emergentes, procurando impulsionar o setor e aumentar a sua notoriedade internacional, com a presença prevista de visitantes de vários países.
“O reconhecimento da excelência da joalharia portuguesa é essencial para fortalecer a presença do setor junto dos mercados de alto rendimento”, acrescenta Diogo Barbosa.
O programa integra ainda os Portojóia Talks, com palestras e debates sobre os desafios atuais do setor, promovendo a partilha de experiências e o desenvolvimento profissional.
Como já é tradição, realizar-se-á uma nova edição do Prémio Best Of, que visa distinguir o Aluno Revelação. O concurso é dirigido a estudantes e formandos de arte, design e ourivesaria, e o vencedor terá direito a participação gratuita na edição de 2026, um prémio monetário de 500 euros e um curso promovido pelo CINDOR – Centro de Formação. O regulamento encontra-se disponível online em Best OF – Aluno Revelação.
OC/RPC






