O Gaia World Music deste ano vai abrir com a energia dos Galandum Galundaina, da Terra de Miranda, seguido da performance do DJ Água Viva, Paulo Borges, que transformará a noite numa viagem pelas músicas do mundo. Mais tarde, no palco da Serra do Pilar, os escoceses Projecto Smok trazem a calma, antes do reggae contagiante dos Terra Livre.
No sábado, dia 7, o Jardim do Morro será palco de uma jornada mística com Al Caravan, que trazem os sons exóticos do Magrebe, Médio Oriente e Al-Andalus, seguidos do artista chinelo Jhon Douglas, que nos apresenta calientes sons tropicais.
À noite, na Serra do Pilar, teremos Moonlight Benjamin, a haitiana de voz cheia sobre ambientes densos e envolventes e, para finalizar esta segunda noite, Tabanka Djaz, um dos nomes maiores da música africana de Guiné-Bissau.
O GWM ’24 termina no dia 8, domingo, no Jardim do Morro, com a atuação dos galegos Ailá, inspirados no respeito pela tradição e pela música patrimonial galega.
Durante os três dias do festival, as ruas de Vila Nova de Gaia serão animadas pelos Pauliteiros Académicos do Porto, Al Caravan e Manaita, Dulzaineros de Zamora (Castilla y León), que levarão as músicas do mundo pela cidade.
A entrada é gratuita, mediante apresentação de pulseira GWM ’24, que poderá ser levantada a partir do dia 27 de agosto, no Edifício PraÇa (2 por pessoa).
Programa
6 setembro, sexta-feira
Jardim do Morro, 17:30 – Galandum Galundaina (Portugal)
Jardim do Morro, 19:00 – Paulo Borges Água-Viva DJ
Serra do Pilar, 22:00 – Project Smok (Escócia)
Serra do Pilar, 23:30 – Terra Livre (Portugal)
7 setembro, sábado
Jardim do Morro, 17:30 – AI Caravan (Al Andalus / Médio Oriente / Magreb)
Jardim do Morro, 19:00 – Jhon Douglas (Brasil)
Serra do Pilar, 22:00 – Moonlight Benjamin (Haiti)
Serra do Pilar, 23:30 – Tabanka Djaz (Guiné-Bissau)
8 setembro, domingo
Jardim do Morro, 17:30 – Ailá (Espanha)
Animação de rua com:
Manaita – Dulzaineros de Zamora (Espanha);
Pauliteiros Académicos do Porto.
Jornalista free-lancer