Prepare as mantas e o chocolate quente. O fim de semana vai ser mais fresco, de chuva por todo o país e até trovoada. No domingo as temperaturas deverão baixar ainda mais. Nove distritos estão, esta sexta-feira, sob aviso amarelo por causa da chuva.
Uma nova depressão, vinda de Noroeste, aproxima-se de Portugal Continental e vai substituir a massa de ar quente que, nos últimos dias, aqueceu o país.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai haver uma descida da temperatura máxima.
Esta sexta-feira e, pelo menos, até domingo, está prevista chuva e trovada. As temperaturas vão descer em todo o país e, a partir de domingo, estará ainda mais fresco, devido a uma frente fria. Há a possibilidade de granizo em algumas regiões
Esta sexta-feira, nove distritos do continente estão sob aviso amarelo por causa da chuva. São eles: Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Coimbra. O aviso está em vigor entre as 12:00 e as 21:00 de desta sexta-feira e ainda entre as 09:00 e as 21:00 de sábado.
O IPMA emitiu o mesmo aviso para os distritos do Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 00:00 e as 21:00 de sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
As temperaturas máximas situam-se entre os 21ºC e os 27ºC, com a maioria das regiões nos 26ºC. As mínimas vão dos 13ºC aos 17ºC.
No sábado, as temperaturas máximas na maioria das regiões estão entre os 21ºC e os 24ºC. O distrito da Guarda não passará nos 15ºC.
No domingo, além de chuva em quase todo o país, há regiões com 10ºC ou 11ºC de mínimas.