16.3 C
Porto
19 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Terça-feira, Outubro 15, 2024

Maia Blues Fest- Festival Internacional de Blues da Maia também dá oportunidade aos músicos locais.

Realizou-se a 6ª edição do Maia Blues Fest, nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2024, no Auditório Exterior do Fórum da Maia. Uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas.

As mais lidas

António Ferro
António Ferro
Músico/Colaborador

Com uma programação muito diversificada, do Chicago Blues ao Bluegrass, foi um grande sucesso pelo público que lotou espaço exterior do auditório do Forum Maia.
6 de Setembro, sexta.feira, 18h00
Martins Aneiros Band (Espanha)
O guitarrista Víctor Aneiros, que já esteve em Portugal nos festivais “Gaia Blues” e “Seia, Jazz e Blues”, agora juntou-e à antiga vocalista da Big Bottom Band, Paula Martins, para criar a Martins Aneiros Band. Juntamente com o baterista Marcos Sánchez e o baixista Víctor Gacio. Esta banda apresentou uns blues muito agradáveis, alguns originais de Aneiros e outros clássicos do blues, rock e soul. Criaram um ambiente muito empático com o público, com Aneiros a tocar a sua guitarra por entre a assistência.

6 de setembro, sexta-feira, 21:30
Black Cat Biscuits (Bélgica)
Esta banda quase que nos cria uma história dos blues nos seus concertos, atendendo à variedade dos estilos musicais . Os covers apresentam uma nova roupagem e a dinâmica dos cinco músicos prendem a atenção do público que no final exigiu mais dois encores.

7 de setembro, sábado, 18:00
Budda Power Blues (Portugal)
A comemorar o 20º aniversário a banda dos irmãos Guedes e com doze discos já editados, mostraram porque são uma das maiores bandas de blues em Portugal. Este super trio a “recordar”, o super trio de Jimi Hendrix, imprime uma força anímica desconcertante, à qual ninguém poderá ficar indiferente. E o público que se deslocou à Maia foi exemplo disso.

Maia Blues Fest Band. Foto de ANTÓNIO FERRO
7 de setembro, sábado, 21:30
Robbin Kapsalis (EUA)
Os blues de Chicago subiram ao palco da Maia.
O melhor elemento da banda, o harmonicista, dirigiu os primeiros cinco temas introdutórios ao concerto. E Robbin Kapsalis, trajando de branco e lantejoulas. presenteou o público com a sua voz imponente. Nos diálogos com a harmónica criaram-se alguns momentos de cumplicidade, dos melhores da sua atuação. Os blues de Chicago ficaram bem introduzidos, com um público sempre participativo nas solicitações que foram introduzidas.

8 de setembro, Domingo, 17:00
Maia Blues Fest Band
Budda Guedes pegou em vinte e três jovens dos doze aos sessenta e criou uma verdadeira Big Band de Blues. Sete cantores, nove guitarristas, dois teclistas, dois baixistas, dois bateristas e uma flautista, deliciaram o público e familiares que se deslocaram ao evento. Mostraram muito à vontade na apresentação ao vivo e conseguindo uma participação pronta e eletrizante pelo público presente que mais uma vez lotou o anfiteatro.

8 de setembro, Domingo, 17:00
Level Best (EUA)
Violino, Dobro, Guitarra, Bandolim, Banjo e Contrabaixo, deliciaram o público presente com um repertório do bluegrass e música country. Curiosamente, usaram apenas um microfone e conseguiram tirar o melhor proveito dele, tanto no instrumental como no vocal. Veteranos deste estilo musical, em pouco tempo conseguiram conquistar o público que no final do concerto exigiu um encore.

maia band 3
Maia Blues Fest Band. Foto de ANTÓNIO FERRO

Este festival de blues apresenta algumas inovações de registo. O horário de final de tarde e início de noite, a diversificação de estilos e, o mais importante, o lado didático com a apresentação da Maia Blues Fest Band, e os jovens que participaram no concerto de 8 de setembro, jamais o esquecerão, pois, para alguns, foi a primeira vez que pisaram um palco.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img