Sob o lema “Da boca para fora é fácil. Da boca para dentro é que são elas”, a campanha terá presença em televisão, rádio e mupis. Com criatividade da Famtone e produção da MP Produções, a ação conta com parceiros como Central Models e Paulo Design de Interiores. As mensagens apelam à cessação do tabagismo, reforçando que a LPCC oferece consultas gratuitas para ajudar quem pretende deixar o vício.
Vítor Veloso, presidente da LPCC, sublinha que o tabaco contribui significativamente para doenças crónicas como cancro, diabetes e patologias cerebrovasculares. “O vício do tabaco mata e é mesmo o maior responsável pelo desenvolvimento do cancro do pulmão, cuja taxa de sobrevivência aos cinco anos é de apenas 15%”, alerta.
Em 2022, registaram-se 6.155 novos casos de cancro do pulmão em Portugal, sendo esta a forma de cancro mais letal, com 5.077 mortes no mesmo ano. Veloso defende a urgência de implementar um Programa de Rastreio de Cancro de Pulmão para reduzir a mortalidade associada.
A LPCC, instituição sem fins lucrativos de utilidade pública, reforça o seu compromisso em prevenir o cancro e apoiar doentes e familiares.
OC/RPC