Hoje é dia de sorrir
Hoje é dia de abraçar
Hoje é dia de beijar
Hoje é dia de presentear
Hoje é dia de lutar por melhores salários
Hoje é dia de reivindicar melhores reformas
Hoje é dia de tanta coisa
Hoje é dia de ser feliz.
Cada ser humano, na sua caminhada terrena, vive sonhos, ilusões, frustrações e realizações. Na roda da vida, ora estamos em cima, ora em baixo e, num mesmo dia, podemos ter sentimentos, completamente, diferentes, alegria, dor e tristeza. Assim é a vida.
O passado já foi, o presente devemos vivê-lo com o máximo de qualidade possível. O tempo não pára, o futuro não sabemos como será.
Com o equilíbrio possível, podemos extrair conclusões do passado, podemos perspetivar o futuro, tentar que venha a acontecer em determinado sentido, mas a incógnita permanecerá, porque não saberemos o que virá nem em que circunstâncias…
No tempo presente, devemos fazer o bem para a comunidade e para nós próprios, isso dará paz de espírito e estaremos bem com o mundo e cada um consigo mesmo. Amar e ser amado é deveras importante para a realização do ser humano. Os prazeres da vida, de tantas formas possíveis, seja uma leitura, escrita, degustação, deambulação, passeio, cada um faz o que pode e consegue.
Claro que há muitas desigualdades na vida. Um desempregado, um reformado de parca reforma, defrontam-se com inúmeros problemas e muitos lutam para sobreviver nesta vida…
Rico, pobre, remediado, na hora da partida, ninguém leva nada. Os bens, ficam cá todos. Porquê, tantas famílias desavindas? Uns por partilhas, outros por invejas, outros por tantos assuntos frívolos, agarrados a pormenores e, por o serem, podem tornar-se por maiores.
Cada um de nós, nos seus ambientes e de acordo com a sua condição, pode ser mais útil e contribuir mais para o bem comum.
Há tantas causas em que se pode intervir, assim haja vontade. Num voluntariado onde se sinta realizado, em prol da natureza, da causa animal, da higiene, saúde e alimentação de pessoas mais vulneráveis. Visitar doentes e/ou crianças institucionalizadas. Visitar idosos nos lares, hospitais, em casa, pessoas solitárias e/ou com dependências, com carências de vária ordem, dar uma palavra a um sem abrigo.
Olhar com ternura e carinho, muitas vezes nem um olhar recebem. Atitudes tão simples e que farão tão grandes diferenças.
Uma melhor CIDADANIA, também passa por isto.
Seja mais e melhor CIDADÃO.
Hoje é dia de VIVER, seja FELIZ.
Técnico de Formação Profissional