12.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.8 C
Faro
Domingo, Julho 14, 2024

Penafiel – Caldo de Quintandona recria tradições com mais preocupações ambientais

A 15.ª edição da Festa do Caldo de Quintandona, em Penafiel, vai decorrer de 15 a 17 de setembro, recriando os costumes e as tradições rurais da região, com destaque para a gastronomia e preocupações ambientais reforçadas.

As mais lidas

Este ano, à semelhança da edição anterior e de forma a diminuir a poluição causada pelo plástico, a Festa do Caldo de Quintandona optou por manter, além da loiça já utlizada nas refeições, copos de alumínio, abolindo a utilização do plástico descartável, assinala-se numa nota informativa.

A aldeia de Quintandona localiza-se a cerca de 14 quilómetros na cidade de Penafiel, numa zona de serra, contando com dezenas de casas tradicionais e arruamentos em xisto, onde ainda vivem várias famílias, contando com um centro interpretativo.

Todo o casco urbano foi recuperado no início desde século, no âmbito de um trabalho realizado pela autarquia, sendo hoje um polo de atração de turistas.

De acordo com a organização, a cargo do município, na edição de 2022 da Festa do Caldo de Quintandona estiveram cerca de 20 mil pessoas, um número que se espera repetir ou aumentar este ano.

A componente cultural do evento contará, como é habitual, nas ruas daquela aldeia preservada, com momentos de teatro, dança, música tradicional portuguesa e ranchos folclóricos, além de momento preparados para as crianças.

A organização indica que ao longo dos três dias haverá 40 espetáculos, destacando as atuações de Retimbrar, Luís Peixoto, Banda Polk, Cristina Sousa, Laefty lo e Loba Galharda.

O artesanato e a gastronomia estarão em destaque em vários pontos do burgo, com os visitantes a poderem degustar o conhecido caldo e outras propostas da gastronomia tradicional, acompanhadas pelos melhores vinhos verdes.

No domingo, dia 17, acontecerá o Cortejo pela aldeia com a presença da Confraria do Caldo de Quintandona e outras confrarias convidadas.

Nas proximidades do recinto haverá vários parques de estacionamento de viaturas gratuitos.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img