19.8 C
Porto
21.9 C
Lisboa
22.9 C
Faro
Segunda-feira, Outubro 6, 2025

Feira de Sant’Iago é símbolo da identidade coletiva de Setúbal

Sob o tema "Setúbal Contemporânea", o evento deste ano conta com 11 concertos de grandes nomes da música nacional e internacional

Mais artigos

Já está a decorrer até 3 de agosto a Feira de Sant’Iago 2025 que conta com 11 concertos de grandes nomes da música nacional e internacional, no Palco Sant’Iago, com Bárbara Bandeira a atuar no de encerramento.

É com enorme satisfação que damos início a mais uma edição da Feira de Sant’Iago, uma tradição centenária que continua a afirmar-se como um dos momentos mais emblemáticos da vida cultural e social do concelho de Setúbal. Esta feira continua a ser, 443 anos depois da sua fundação, um símbolo profundo da nossa identidade coletiva“, disse o presidente da Câmara, André Martins, ao início da primeira noite no evento.

INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE SANT’IAGO – FOTO | CM SETÚBAL

O tema deste ano – “Setúbal Contemporânea” – é, de acordo com o autarca, uma afirmação da cidade que os setubalenses continuam a “construir empenhadamente” todos os dias.

Notou que a feira é “a grande festa de Setúbal e da região”, uma “celebração popular” de entrada livre e um “espaço de encontro entre gerações”, onde são destacados “os saberes, os sabores e as tradições” do concelho e onde Setúbal se mostra como “uma cidade aberta, plural, de cultura, de comunidade, de paz e de futuro”.

INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE SANT’IAGO – FOTO | CM SETÚBAL

O autarca assistiu à exibição da marcha do Grupo Desportivo Independente, vencedor das Marchas Populares de Setúbal 2025, visitou exposição “Setúbal Contemporânea” e a relativa ao centenário dos Serviços Municipalizados de Setúbal, e percorreu os stands de empresas e do movimento associativo, para terminar a noite junto de Dino d’Santiago, o artista que deu o primeiro concerto no Palco Sant’Iago.

Pelo meio há espetáculos com Carminho (25 de julho), Emanuel (27), MC Kevinho (28), GNR (29), Noninho Navarro (30), Pongo (31), CDK/MCP (1 de agosto), Branko (1) e Diogo Piçarra (2), bem como espetáculos para os mais novos, como o Traquinas Grupo e a dança “FINDA, a Love Story” (ambos a 26), interpretada por escolas e grupos de dança de Setúbal, como o Vitória Futebol Clube, Beat Crew e Inspira Atitude.

INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE SANT’IAGO – FOTO | CM SETÚBAL

O Palco Encontros, que dá espaço à criação emergente, às novas linguagens musicais e ao talento da cidade e da região, acolhe, por seu lado, mais de 30 atuações, enquanto na zona institucional estão representados o Poder Local e as diversas associações culturais, sociais e entidades locais, que ali partilham os seus projetos.

Na zona dos divertimentos, regressam a roda gigante de 30 metros, o superslide de 140 metros e os tradicionais carrosséis, enquanto no Pavilhão da Gastronomia vai haver showcookings diários com chefs convidados, que confecionam pratos com produtos locais, acompanhados pelos vinhos da Península de Setúbal.

INAUGURAÇÃO DA FEIRA DE SANT’IAGO – FOTO | CM SETÚBAL

Organizada pela Restart Vinil, a Feira do Livro e do Vinil vai promover o consumo cultural sustentável e a economia circular, sendo o compromisso do evento com a sustentabilidade reforçado pela utilização, pela primeira vez, do copo reutilizável oficial da Feira, com o valor simbólico de 50 cêntimos, uma iniciativa promovida com o parceiro ecológico SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.

Os jogos tradicionais apelam ao espírito de infância e partilha intergeracional e os mais jovens vão ter a oportunidade, pela primeira vez, de se colocarem na pele de vídeo-árbitros de futebol, avaliando lances numa experiência interativa proporcionada pela carrinha do vídeo-árbitro, com equipamentos do Núcleo de Árbitros da Cidade de Setúbal.

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img