20 C
Porto
Domingo, Abril 14, 2024

Montijo aproveita Dia Internacional para homenagear mulheres do concelho

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Câmara Municipal do Montijo vai realizar dois eventos: no dia 7 de março uma palestra sob o tema "As Mulheres na Guerra" e a entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a oito Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho e no dia 12 de março terá lugar a palestra “Liderança no Feminino”.

As mais lidas

O Espaço Informação Mulheres da Câmara Municipal do Montijo organizou o programa do dia 7 de março, que decorrerá a partir das 16:00, nos Paços do Concelho. A cerimónia terá início com a palestra “Mulheres na Guerra” dinamizada por Helena Ferro de Gouveia, Analista de Assuntos Internacionais, seguindo-se a Cerimónia de Homenagem a Mulheres que se destacaram no desempenho de cargos nas áreas da Segurança e Defesa no Concelho, com entrega de Medalhas de Distinção de Mérito.

Serão homenageadas: a Agente Principal da PSP – Esquadra do Montijo, Eugénia Maria Cunha dos Santos; a Agente Principal da PSP – Esquadra do Montijo, Inácia de Jesus da Silva Lourenço; a Diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo, Paula Ramos; a Comandante da Base Aérea nº. 6, Coronel Diná Azevedo; a Major Técnica de Manutenção de Material Aéreo, da Base Aérea nº. 6, Ana Rita Santos; a Sargento-Chefe Mecânica de Material Terrestre, da Base Aérea nº. 6, Laura Alvarenga; a Cabo-Adjunto Operadora de Comunicações, da Base Aérea nº. 6, Irina Calisto e a Guarda-Principal da GNR do Montijo, Paula Cristina do Rosário Belo.

No dia 12 de março terá lugar a Palestra “Liderança no Feminino”, dinamizada por Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, às 15:00, na Sala Multiusos da Universidade Sénior – Quinta do Saldanha. Uma organização dos Projetos de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal do Montijo.

Recorde-se que em outubro deste ano, assinalam-se os 24 anos da Resolução 1325, aprovada em 2000 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que reafirma a importância da promoção da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e da promoção da segurança.

Esta resolução, alerta ainda para a forma como os conflitos armados afetam de forma desigual as mulheres e os homens e lança uma nova perspetiva, relativamente ao papel das mulheres, que inequivocamente são consideradas as principais vítimas em cenários de guerra, mas também as reconhece como protagonistas capazes de desempenhar um papel relevante na prevenção, gestão e resolução de conflitos.

A Câmara Municipal do Montijo convida toda a população a participar nestes eventos e a juntar-se na celebração do Dia Internacional das Mulheres, em reconhecimento da importância e do valor das mulheres na sociedade.



- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img