A cidade de Albufeira tem-se destacado pela implementação do programa “Albufeira + Segura”, que utiliza desfibrilhadores automáticos externos (DAE) para responder a emergências cardíacas. Desde 2017, foram instaladas 11 cabines DAE em pontos estratégicos, e cerca de 900 operacionais foram formados em suporte básico de vida e desfibrilhação automática.
Este sistema provou a sua eficácia recentemente, quando na semana passada um jovem irlandês de 27 anos foi salvo após sofrer uma paragem cardiorrespiratória. O incidente ocorreu, na Oura, na interseção da Avenida Sá Carneiro com a Rua José Fontana, onde amigos do jovem utilizaram com sucesso o desfibrilhador da cabine DAE. A rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM garantiu o sucesso da reanimação, permitindo o transporte da vítima para o Hospital de Faro em estado consciente.
A acessibilidade aos desfibrilhadores automáticos e a formação da população são cruciais para aumentar as hipóteses de sobrevivência em casos de paragem cardíaca. O programa “Albufeira + Segura” continua a expandir-se, com a previsão de instalação de mais 12 cabines DAE até ao final do ano, reforçando a segurança dos residentes e visitantes.
A parceria com os Bombeiros Voluntários de Albufeira e a GNR, presentes 24 horas por dia, 365 dias por ano, assegura uma resposta imediata e eficaz, evidenciando o compromisso de Albufeira com a saúde e bem-estar da comunidade.
Edição: Rui Paulo Costa
