13.5 C
Porto
17 C
Lisboa
18.9 C
Faro
Quinta-feira, Abril 24, 2025

Consultora de advocacia promove formação no combate à corrupção

A consultora legal Dantas Rodrigues & Associados desenvolve, através do seu Centro de Estudos (CEDR), um curso específico de Prevenção e Combate à Corrupção. A formação destina-se a profissionais com responsabilidades na implementação do Regime Geral da Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas.

Mais artigos

A queda de nove lugares de Portugal no Índice de Perceção da Corrupção da Transparência Internacional, colocando o país na 43.ª posição entre 180 países, reforça a necessidade de medidas concretas na luta contra este fenómeno. A Dantas Rodrigues & Associados (DR&A), através do seu Centro de Estudos (CEDR), assume um papel ativo com a realização de um curso de Prevenção e Combate à Corrupção.

O advogado e sócio-partner da DR&A, Joaquim Dantas Rodrigues, destaca a urgência de agir. “Os atores do campo legal têm de dar o exemplo e meter mãos à obra, porque o campeonato contra a corrupção começa a ganhar-se em casa. E não por causa de uma questão de imagem de Estado, ou porque estamos perante um desempenho que coloca Portugal como um dos piores da Europa Ocidental, abaixo da média dos países da União Europeia, mas porque o desempenho nesse patamar afeta há anos a economia nacional, dado que é uma barreira ao investimento no País, sobretudo estrangeiro.”

O curso destina-se a profissionais responsáveis pela implementação e monitorização de medidas anticorrupção, bem como a todos os interessados na área. “As empresas e os empresários devem promover uma cultura organizacional que evite a corrupção, designadamente através da adoção de códigos de conduta, com responsabilização ética de todos os colaboradores, e de ações de formação no que se refere à identificação e denúncia de situações de corrupção.”, sublinha Joaquim Dantas Rodrigues.

Além da formação em combate à corrupção, o CEDR da DR&A desenvolve cursos em áreas como proteção de dados, direitos de parentalidade, direito laboral, proteção jurídica dos doentes, emprego público e enquadramento jurídico para cuidadores informais.

OC©

Foto |Unsplash

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img