No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) deu início ao “Roteiro Alto Minho: Intervenções Artísticas”, uma iniciativa que irá decorrer ao longo do mês de agosto e que visa destacar e promover o património cultural e artístico dos dez concelhos da região.
“A CIM Alto Minho apresenta este roteiro que celebra a arte e a cultura dos nossos municípios. Queremos proporcionar aos visitantes, durante este mês de agosto, uma experiência enriquecedora, que valorize o nosso património artístico e cultural, promovendo simultaneamente o turismo local,” afirma Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho.
O roteiro irá destacar uma série de intervenções artísticas realizadas por autores de renome no panorama artístico e arquitetónico contemporâneo, em colaboração com projetos promovidos pela CIM Alto Minho, como o Desencaminharte e o PROVERE Minho Inovação.
Entre as obras em exibição, os visitantes poderão apreciar, por exemplo, “A Árvore”, de Miguel Neves Oliveira, no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez e “Pedras do Caminho”, por Dinis Ribeiro, no exterior da Muralha de Valença.
Além das instalações artísticas, o roteiro oferece uma oportunidade única para os visitantes explorarem o património cultural e natural do Alto Minho, com obras situadas em ambientes rurais, paisagens deslumbrantes e locais pouco convencionais.
Edição: Rui Paulo Costa