18 C
Porto
18.2 C
Lisboa
22.9 C
Faro
Sexta-feira, Junho 20, 2025

Cine-Teatro Eduardo Brazão em Valadares comemora 96 anos

Sala de espetáculos de Vila Nova de Gaia ostenta várias artes plásticas, através de inúmeras pinturas e esculturas alegóricas ao teatro, nos tetos e paredes, da autoria do mestre escultor José Rodrigues e do pintor José Emídio.

Mais artigos

Quatro anos apenas distanciam o Cine-Teatro Eduardo Brazão do seu centenário. Fundado em 12 de fevereiro de 1928, enquanto polo dinamizador e de descentralização da vida cultural gaiense, esta sala de espetáculos de Vila Nova de Gaia acaba de comemorar 96 anos.

Direitos Reservados

A sua construção ficou a dever-se a Alexandre Marta da Cruz, seu fundador, homem notável, chegado a Valadares em 1921, oriundo de África, grande impulsionador do desenvolvimento local.

O Cine-Teatro Eduardo Brazão foi inaugurado com um espectáculo pela célebre Companhia de Teatro de Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, tendo, durante décadas, constituído um importante pólo de difusão cultural e de lazer da região.

Mas a evolução dos tempos provocou a lenta degradação do “Eduardo Brazão” até que a Câmara de Municipal de Gaia, exercendo o “direito de preferência“, adquiriu o espaço em Setembro de 1992, resgatando-o da ruína após vários anos de inatividade e abandono.
Foi o primeiro passo para a sua requalificação entregue ao arquitecto Joaquim Massena. O projecto de arquitectura integrou as artes plásticas, através de inúmeras pinturas e esculturas alegóricas ao teatro, nos tetos e paredes, da autoria do mestre escultor José Rodrigues e do pintor José Emídio.

Direitos Reservados

A sala de espectáculos é composta por plateia e balcão, com 241 e 61 lugares, respetivamente. O palco possui uma área de 70 metros quadrados, dos quais 16 metro20 quadrados à frente da boca de cena, onde existe um fosso de orquestra com cerca de 13,5 metros quadrados.

O Cine-Teatro Eduardo Brazão é propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e tem programação diversificada e regular de Teatro, Dança, Música e Cinema. Esta sala de espectáculos forma, com o Auditório Municipal de Gaia, o conjunto dos auditórios municipais do concelho.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img