Numa Organização, de qualquer setor de atividade, todos, deveriam ser chamados a refletir sobre esta temática.
Quando estudei Psicologia, recordo-me, que na abordagem clínica, o indivíduo “eu” é o objeto de análise.
Na perspetiva da Psicologia do Trabalho e das Organizações, o coletivo, a organização como um todo, tem de ser trabalhada.
As Organizações são pessoas… plurais, multiculturais… têm Visão, Missão e Valores… A “arte” está em envolver todos.
O caminho faz-se caminhando… passa pelas formações, realização de Workshop’s, conferências temáticas… e que cada um acrescente valor ao projeto. Permitam-me que partilhe, alguns pensamentos que me ocorrem.
Em gíria futebolística, costumo dizer que uma equipa ganhadora, para o ser, tem de ter confiança dos seus membros, independentemente das suas responsabilidades e papéis desempenhados.
Tem de haver empenho da base ao topo. Do roupeiro aos órgãos sociais todos necessitam estar comprometidos com o projeto. Geralmente, “os craques” sobressaem, têm visibilidade e notoriedade. Já pensaram na importância do roupeiro, que analisa minuciosamente as meias dos “craques”, o que aconteceria a estes se um grão de areia estivesse dentro de uma meia? Vem isto a propósito do envolvimento e comprometimento de todos.
A imagem pessoal de cada profissional é deveras importante… a imagem institucional pode colocar em causa uma organização. O dever de cada um é também contribuir para o sucesso da organização em que trabalha.
Conheço quem defenda, em certas Organizações, que “estou cá para trabalhar e não me pagam para pensar…”, esta é uma perspetiva redutora, pode levar ao anquilosamento e a aspetos tão negativos, facilmente percetíveis.
Uma Organização de sucesso,
pressupõe que os seus membros sejam proativos, participantes, motivados… as atitudes e comportamentos do dia a dia são fundamentais na cultura organizacional.
Organização que se preze, compreende e dá o devido valor aos seus clientes.
Organização que singra e vence sabe envolver todas as partes interessadas de montante a jusante, fornecedores, trabalhadores, dirigentes, clientes e criar um clima de diálogo, paz e bem estar social.
Técnico de Formação Profissional