Por um lado, convida o público a “Descobrir Santarém enquanto prova Portugal”, celebrando a rica diversidade da gastronomia nacional, onde tradição e inovação se encontram à mesa; por outro, promove o “Troféu Portugal”, um concurso que coloca à prova oito cozinheiros, de diferentes regiões, que terão como desafio privilegiar os ingredientes locais nas suas receitas.
Sob o mote ‘Tradição com sabor a futuro’, a Casa do Campino recebe mais uma edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o evento gastronómico mais antigo de Portugal já consolidado na oferta turística de Santarém, do Ribatejo e do país.
“Este festival projeta o município como a capital nacional da gastronomia, convidando o país inteiro a descobrir Santarém enquanto prova Portugal”, afirma João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Este festival valoriza não só a valiosa herança culinária da cidade, mas também o seu imenso potencial turístico. Santarém, além de ser uma referência gastronómica, oferece uma vasta gama de atrações culturais e naturais, beneficiando da sua localização estratégica. Esta proximidade à capital, e o eixo norte-sul em que se encontra, fazem da cidade o cenário ideal para a celebração da gastronomia nacional, atraindo visitantes de todo o país e do estrangeiro.
“É para nós um orgulho ter o chef Rodrigo Castelo neste projeto ambicioso de, a cada ano, continuar a promover o Ribatejo, os seus produtos, as suas tradições, e a sua oferta turística, para o que muito veio contribuir a distinção do restaurante do nosso embaixador, o Ó Balcão, pelo Guia Michelin, que este ano foi galardoado com uma ´estrela Michelin´, e uma ‘estrela verde’, que destacou internacionalmente o extraordinário trabalho do chef no campo da sustentabilidade”, acrescentou João Teixeira Leite.
O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém funcionará diariamente das 12h00 às 24h00, com a zona lounge aberta até às 02h00 às sextas e sábados. No dia de encerramento, 27
de outubro, o evento estará disponível das 12h00 às 19h00. O preço da entrada será de 2,50€, sendo gratuita durante os dias de semana até às 18h00.
Na 43ª edição, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém reafirma-se como uma
celebração única da diversidade e riqueza gastronómica do nosso país, onde tradição e modernidade se cruzam, proporcionando uma experiência imperdível para todos os que visitam a cidade.
MP/OC
Fotos/CM Santarém
Jornalista free-lancer