Os presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa, Tomar e Ponte de Lima, foram convidados para estar presentes. E os presidentes das Juntas de Freguesia de Alvalade e Arroios, território onde se situa a Casa do Concelho de Tomar também vão estar presentes.
Para além do bacalhau ao gosto de António Feijó e Eça de Queirós, vão ser servidos outros produtos regionais minhotos. Os famosos enchidos, os doces típicos de Ponte de Lima e vários vinhos verdes da casta loureiro. Também haverá animação com música popular do Minho.
Para Carlos Galinha, presidente da Casa do Concelho de Tomar em Lisboa, “este evento gastronómico é a prova de que o regionalismo ainda não acabou e que as casas regionais podem e devem promover as suas regiões através de uma partilha cultural, artística, gastronómica e etnográfica”.
Trata-se de uma iniciativa inédita de confraternização regionalista no sentido de criar laços de amizade a pensar em futuras iniciativas. “Faço votos para que esta iniciativa seja um sucesso e consiga atrair muita gente até à Casa do Concelho de Tomar. Este é o momento de tomarenses e limianos se sentarem à mesa e confraternizar. Mas num futuro próximo podemos avançar com outras iniciativas para promover outras regiões. O regionalismo é isso mesmo: uma partilha de culturas”, afirmou Carlos Galinha a O Cidadão.
A iniciativa do evento foi do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, na pessoa de Adelino Tito de Morais.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até ao próximo dia 23 de Outubro na Casa do Concelho de Tomar. A confirmação para o evento será processada com o preenchimento do formulário de inscrição, disponível no site do evento que deverá ser enviado via e-mail.
Já em Novembro de 2023, conjuntamente com a Casa do Concelho de Vinhais, a Casa do Concelho de Tomar de Lisboa promoveu a Gastronomia Transmontana junto dos seus associados e da comunidade tomarense em Lisboa, quando foram “dados a conhecer as iguarias e os pratos típicos da região transmontana, reforçando os laços culturais entre Tomar e Vinhais”.