A Câmara Municipal de Ponte de Lima deu início à 3ª edição do Orçamento Participativo (OP), permitindo aos cidadãos limianos decidir diretamente como devem ser alocadas parte das verbas do Orçamento Municipal. Para a edição de 2025, o valor disponível é de 60.000€, com cada proposta a poder receber um montante de até 10.000€. Este mecanismo de democracia participativa visa melhorar a qualidade da democracia local, promovendo a transparência na gestão municipal e incentivando a participação ativa da comunidade.
O OP de Ponte de Lima está organizado em três áreas temáticas: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Melhoria do Espaço Público e Ocupação de Tempos Livres. As propostas podem ser submetidas de 01 de abril a 30 de junho de 2025, e o processo, desde a submissão até à votação, será realizado eletronicamente através do portal do OP: op.cm-pontedelima.pt.
A fase de votação das propostas acontecerá entre 15 de novembro e 15 de dezembro, e a apresentação pública dos projetos vencedores está prevista para dezembro de 2025.
OC©/Jornal “O Cidadão”
Imagem/CM Ponte de Lima
