Ao longo de três dias, os participantes vão percorrer cerca de 280 quilómetros ao longo da Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60), um percurso circular que atravessa – sete concelhos: Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul e Sever do Vouga — e quatro serras imponentes: Freita, Arada, Arestal e Montemuro. Pelo caminho, cruzam-se ainda os vales de seis rios e uma paisagem marcada pela biodiversidade, pela geologia singular e pelas marcas deixadas pela história e pela cultura local.

O evento, organizado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), em parceria com os municípios da região, é limitado a 50 participantes e não tem caráter competitivo. O objetivo não é chegar primeiro, mas sim sentir cada metro do percurso, aproveitar cada vista, conhecer cada aldeia e saborear cada paragem. “Com alguns ajustes ao traçado inicial, estão agora reunidas todas as condições de segurança e qualidade para que esta primeira edição aconteça como planeado. A primavera oferece o cenário ideal para explorar as Montanhas Mágicas”, refere João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG.
Com um espírito de descoberta e respeito pela natureza, o eMTB Grand Tour é mais do que uma prova — é uma experiência. Ao longo da travessia, os participantes terão apoio logístico completo: alimentação, transferes, pontos de carregamento e manutenção das eBikes, assim como locais de lavagem e estacionamento. O alojamento, esse, fica por conta de cada participante, o que também permite uma vivência mais autêntica nas unidades locais da região.
Esta é também uma oportunidade para reforçar o posicionamento das Montanhas Mágicas como destino de excelência para o turismo ativo e sustentável, integrando zonas classificadas da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário disponível online:
Com lugares limitados, o convite está feito a todos os apaixonados por eBikes e pelo mundo natural: venham descobrir o melhor que a serra tem para oferecer.
OC/FC
