19.1 C
Porto
21.2 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Domingo, Outubro 12, 2025

S. João, a magia que une as margens do Douro

Mais artigos

Ó meu rico S. João
Que bela é esta tradição
Manjericos pela mão
E nossos clientes no coração

Um mix aromático de manjerico, alho porro e sardinha assada é o cartão de visita do São João celebrado nas margens do rio Douro, ora a norte na invicta cidade do Porto, ora a sul em Vila Nova de Gaia. Os festejos em honra deste santo popular são sinónimo de magia e euforia, arraiais e bailaricos, marchas populares, cascatas e outras manifestações culturais, com destaque para a gastronomia típica e muita, muita animação.

MANJERICO, A PLANTA AROMÁTICA ASSOCIADA AOS SANTOS POPULARES, SÍMBOLO DE SORTE E AMOR, CONHECIDO POR “ERVA DOS NAMORADOS” – FOTO | DIREITOS RESERVADOS

Todos os anos as duas margens do Rio Douro recordam, juntas, o dia de S. João, uma festa com origem em celebrações pagãs do solstício de verão, mas que foi incorporada pelo cristianismo como o dia do nascimento de São João Batista, considerado o precursor de Jesus.
O São João é a maior festa popular da região, celebrada na noite de 23 de junho e na viragem para 24, feriado municipal em ambas as cidades. Uma celebração genuína, autêntica, de espírito comunitário e colaborativo que une e reúne gente boa, muito boa, de todas as idades em torno de uma tradição secular. Uma festa inspiradora, de afetos e de alegria!

MARCHA DE ARCOZELO VENCEU O CONCURSO DE MARCHAS SÃOJOANINAS GAIA 2025- FOTO | CM GAIA

Em Vila Nova de Gaia, as festas de São João já começaram no dia 14 de junho, com o desfile das marchas populares anunciadas pelos Mareantes do Rio Douro: de tarde, as Infantis, e à noite as tradicionais marchas de S. João, que contou com a participação de oito grupos e decorreu no Cais de Gaia. No dia seguinte, um domingo, foi a vez da Continental Corrida de S. João.

Na noite de 23 para 24, que se estende até ao nascer do sol, chegam os grandes momentos da festividade em Gaia: José Malhoa sobe ao palco para um grande concerto que promete animar a multidão; à meia-noite em ponto, o tradicional espetáculo piromusical, que este ano se desenvolverá a partir de uma extensão ainda maior do que habitualmente – entre a Ponte da Arrábida e a Ponte Luís I, o que torna possível contemplar o fogo de artifício de S. João a partir de mais locais. Este espetáculo de luz e som vai durar 16 minutos.

CASCATA DE JOAQUIM LEANDRO OLIVEIRA RAMOS, QUE ESTEVE EXPOSTA EM 2021 NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO DE GAIA

Quanto ao lançamento de balões, nesta noite especial, será permitido entre as 21.45 horas do dia 23 até à 1.01 horas do dia 24, segundo anunciou a Câmara do Porto.

Ainda no dia 24, a habitual Regata de Barcos Rabelos, um evento único no mundo, onde as embarcações tradicionais que transportavam Vinho do Porto entre o Douro e as caves em Gaia competem amigavelmente numa corrida festiva. Esta prova celebra o Vinho do Porto e decorre no rio Douro, com partida do Cabedelo às 12h00 e chegada à ponte Luís I às 13h00.

REGATA DOS BARCOS RABELOS DA CONFRARIA DO VINHO DO PORTO – FOTO | DIREITOS RESERVADOS

A cerimónia de entrega de prémios da regata realiza-se, logo de seguida, no Largo Aljubarrota (Convento Corpus Christi), com fotografia final dos participantes
O desfile é um dos momentos altos das celebrações de São João no Porto, reunindo tradição, património e espírito comunitário numa das paisagens mais icónicas de Portugal

Reforço da STCP e da Metro
Tal como acontece todos os anos, e devido ao espetáculo de fogo de artifício, algumas artérias e locais ficarão interditos ao trânsito e com limitação de circulação de forma temporária.

NOITE DE SÃO JOÃO COM SERVIÇOS REFORÇADOS NA NOITE DE SÃO JOÃO – FOTO | METRO DO PORTO

A STCP e a Metro do Porto irão reforçar os serviços durante toda a noite. Mas para aceder ao epicentro da festa o melhor é chegar cedo, pois as estações de metro dos Aliados e São Bento irão encerrar às 22 horas de 23 de junho.

Haverá ainda vários parques de estacionamento com tarifas reduzidas, como é o caso do Parque do Estádio do Dragão, do Parque da Estação de Campanhã e do Parque Brasília, na Avenida da Boavista.

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img