Ó meu rico S. João
Que bela é esta tradição
Manjericos pela mão
E nossos clientes no coração
Um mix aromático de manjerico, alho porro e sardinha assada é o cartão de visita do São João celebrado nas margens do rio Douro, ora a norte na invicta cidade do Porto, ora a sul em Vila Nova de Gaia. Os festejos em honra deste santo popular são sinónimo de magia e euforia, arraiais e bailaricos, marchas populares, cascatas e outras manifestações culturais, com destaque para a gastronomia típica e muita, muita animação.

Todos os anos as duas margens do Rio Douro recordam, juntas, o dia de S. João, uma festa com origem em celebrações pagãs do solstício de verão, mas que foi incorporada pelo cristianismo como o dia do nascimento de São João Batista, considerado o precursor de Jesus. O São João é a maior festa popular da região, celebrada na noite de 23 de junho e na viragem para 24, feriado municipal em ambas as cidades. Uma celebração genuína, autêntica, de espírito comunitário e colaborativo que une e reúne gente boa, muito boa, de todas as idades em torno de uma tradição secular. Uma festa inspiradora, de afetos e de alegria!

Em Vila Nova de Gaia, as festas de São João já começaram no dia 14 de junho, com o desfile das marchas populares anunciadas pelos Mareantes do Rio Douro: de tarde, as Infantis, e à noite as tradicionais marchas de S. João, que contou com a participação de oito grupos e decorreu no Cais de Gaia. No dia seguinte, um domingo, foi a vez da Continental Corrida de S. João.
Na noite de 23 para 24, que se estende até ao nascer do sol, chegam os grandes momentos da festividade em Gaia: José Malhoa sobe ao palco para um grande concerto que promete animar a multidão; à meia-noite em ponto, o tradicional espetáculo piromusical, que este ano se desenvolverá a partir de uma extensão ainda maior do que habitualmente – entre a Ponte da Arrábida e a Ponte Luís I, o que torna possível contemplar o fogo de artifício de S. João a partir de mais locais. Este espetáculo de luz e som vai durar 16 minutos.

Quanto ao lançamento de balões, nesta noite especial, será permitido entre as 21.45 horas do dia 23 até à 1.01 horas do dia 24, segundo anunciou a Câmara do Porto.
Ainda no dia 24, a habitual Regata de Barcos Rabelos, um evento único no mundo, onde as embarcações tradicionais que transportavam Vinho do Porto entre o Douro e as caves em Gaia competem amigavelmente numa corrida festiva. Esta prova celebra o Vinho do Porto e decorre no rio Douro, com partida do Cabedelo às 12h00 e chegada à ponte Luís I às 13h00.

A cerimónia de entrega de prémios da regata realiza-se, logo de seguida, no Largo Aljubarrota (Convento Corpus Christi), com fotografia final dos participantes
O desfile é um dos momentos altos das celebrações de São João no Porto, reunindo tradição, património e espírito comunitário numa das paisagens mais icónicas de Portugal
Reforço da STCP e da Metro
Tal como acontece todos os anos, e devido ao espetáculo de fogo de artifício, algumas artérias e locais ficarão interditos ao trânsito e com limitação de circulação de forma temporária.

A STCP e a Metro do Porto irão reforçar os serviços durante toda a noite. Mas para aceder ao epicentro da festa o melhor é chegar cedo, pois as estações de metro dos Aliados e São Bento irão encerrar às 22 horas de 23 de junho.
Haverá ainda vários parques de estacionamento com tarifas reduzidas, como é o caso do Parque do Estádio do Dragão, do Parque da Estação de Campanhã e do Parque Brasília, na Avenida da Boavista.
OC/MP
