Ronaldo marcou o golo 900. É obra!
No Real Madrid apontou metade desses golos. Os seus números são estratosféricos, Messi está a 60 golos deste número 900. Estes golos estão distribuídos pelo Sporting, Manchester United, Juventus e Al Nassr ( 67) e Portugal (132). Não esquecer que são 901, pois contra a Escócia facturou, mais um.
Messi foi e é o seu rival, mas Ronaldo tem “status” de lenda e merece ser reconhecido. Comparar Messi e Ronaldo é contranatura, é o mesmo que comparar um Ferrari a um Lamborghini, são os dois muito bons.
Há gente que gosta mais de Messi, mas há gente que gosta mais de Ronaldo e, argumentam todo o tipo de razões. A qualidade está lá, é o mesmo que comparar Federer a Nadal ou Djokovic.
O dizer que um é melhor do que o outro não é com uma calculadora, são jogadores incomparáveis que não se pode avaliar por conquista de troféus. Para mim, Messi não é melhor que Ronaldo, somente com características diferentes, mas são os dois os melhores.
Ronaldo com esta idade, a caminho dos 40 anos, tendo em conta as suas últimas prestações, na selecção nacional tem toda a liberdade do mundo para continuar ou retirar-se quando decidir fazê-lo.
Eu, em recentes, crónicas de opinião no RECORD, “Ronaldo tem que se decidir e ”Ronaldo não vê as figuras tristes que faz” critiquei-o pelo seu fraco desempenho no Europeu e pela sua postura em campo na Arábia Saudita. Todavia nestes dois jogos da selecção nacional esteve activo, alegre, participativo e determinante.
Há pessoas que acham que não tem o direito de continuar na selecção e influenciá-la, deve reformar-se e tratar do Instagram, onde tem mais seguidores no Mundo (600 milhões) e outras redes sociais afins, como recentemente o YouTube (58 milhões). Cada post vale milhares de euros.
Eu não consigo perceber como há portugueses que não gostam de Ronaldo e o criticam tanto?! Para mim é um exemplo de inspiração e capacidade de superação que deveria ser seguida por todos os portugueses. Alguém que eleva Portugal ao cume do Mundo, um país tão pequeno com uma população baixa (cerca de 10 milhões) coloca Portugal no topo.
A que é que se deve tanta hostilidade à sua pessoa? Por vezes, põe-se a jeito, com atitudes incompreensíveis dentro do campo, assim como, uma mescla de convencimento, gabarolice, vaidade e um ego enorme. Se, juntarmos a tudo isto, a sua riqueza e o alarde que faz disso, estão, aqui todos os ingredientes para muita gente não o suportar, e até, o odiar.
Contudo o Ronaldo, para além de uma máquina de fazer dinheiro, por vezes, ainda consegue mostrar um pouco do que é capaz de fazer.
Nestes dois jogos da Liga das Nações, contra a Croácia e Escócia esteve bem. Foi suplente e não reclamou, este é o caminho, para quem tem quase 40 anos. Ser mais um, e fazer parte da solução.
Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores