13.1 C
Porto
15.1 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Domingo, Fevereiro 1, 2026

Proteção Civil emite aviso amarelo por chuva forte e trovoada em todo o país

O aviso entra em vigor hoje, domingo, dia 1 de fevereiro, às 15h00, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real. A partir das 21h00 do mesmo dia, o alerta estende-se a Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa e Santarém, abrangendo depois, a partir das 00h00 de 2 de fevereiro, os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Setúbal

Mais artigos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a emissão de aviso amarelo pelo IPMA, devido à previsão de precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de granizo e trovoada, que poderá afetar todo o território continental entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira

De acordo com a informação divulgada, o aviso entra em vigor no dia 1 de fevereiro, às 15h00, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real. A partir das 21h00 do mesmo dia, o alerta estende-se a Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa e Santarém, abrangendo depois, a partir das 00h00 de 2 de fevereiro, os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Setúbal.

O aviso deverá manter-se em vigor até às 06h00 de segunda-feira, 2 de fevereiro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta que a persistência da chuva aumenta significativamente o risco de inundações e cheias, sobretudo em zonas urbanas e áreas historicamente mais vulneráveis. Entre os principais riscos identificados estão inundações rápidas por acumulação de água, transbordo de linhas de água, alagamento de estruturas subterrâneas, dificuldades nos sistemas de drenagem urbana, piso rodoviário escorregadio, danos em estruturas montadas ou suspensas e queda de ramos ou árvores, com possível afetação de infraestruturas de comunicações e energia.

Perante este cenário, a Proteção Civil recomenda à população que garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, evite atividades junto a linhas de água, não atravesse zonas inundadas e adote uma condução defensiva. Nos terrenos próximos de rios e cursos de água sujeitos a cheias, é aconselhada a retirada preventiva de animais, equipamentos, veículos e outros bens para locais seguros.

As autoridades apelam ainda ao acompanhamento permanente da evolução das condições meteorológicas e ao cumprimento rigoroso das indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

OC/MP

image_pdfimage_print
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img