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Sexta-feira, Junho 14, 2024

Os efeitos do inverno na saúde mental – Por Luísa Morais

É comum nesta altura do ano dizermos que nos sentimos tristes. O tempo mais frio traz-nos uma certa introspeção, o que pode desenvolver quadros depressivos ligados ao inverno o que é denominado de Depressão Sazonal.

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Luísa Morais
Luísa Morais
Mestre em Psicologia Social e das Organizações

O que é a Depressão Sazonal?

A Depressão Sazonal é uma forma específica de depressão, que ocorre em duas épocas do ano, no Outono e no Inverno. Acredita-se que, esta perturbação esteja diretamente ligada à reduzida exposição de luz solar, visto que, os dias são mais curtos.

Na teoria, a falta de luz altera o normal funcionamento do hipotálamo, parte do cérebro que é responsável pelas funções endócrinas, pela regulação da temperatura, do apetite, do sono, da sede e do sistema nervoso.

De acordo com os especialistas, a fraca exposição solar pode aumentar a produção de melatonina (hormona que regula o ritmo circadiano) e baixar a serotonina (neurotransmissor que regula, entre outros, o humor).

Sintomas da Depressão Sazonal

Os sintomas da Depressão Sazonal são um pouco semelhantes aos da depressão, com a diferença de que surgem nesta altura do ano. Os mais comuns são:

  • Tristeza persistente;
  • Falta de energia;
  • Perda de interesse em atividades outrora prazerosas;
  • Alterações no apetite e um aumento da vontade de ingerir hidratos de carbono;
  • Aumento de peso;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento social;
  • Alterações no padrão de sono, nomeadamente, dificuldade em acordar;
  • Sentimentos de desespero, culpa ou de inutilidade;
  • Perda de libido;

O que podemos fazer para prevenir a Depressão Sazonal?

Não sendo possível prevenir de todo a Depressão Sazonal, podemos adquirir hábitos para minimizar os sintomas e melhorar o bem-estar, tais como:

  • Passar mais tempo ao ar livre durante o dia;
  • Abrir cortinas e persianas para deixar a luz solar entrar nos ambientes internos;
  • Utilizar lâmpadas de luz branca;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Dormir bem, adquirindo bons hábitos de sono.

A saúde mental é um bem precioso.

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