De acordo com o relatório anual do portal Idealista, a oferta de quartos para arrendar em Portugal aumentou 36% no verão, embora o crescimento seja menor do que o registado no trimestre anterior (57%). Apesar da maior disponibilidade, os preços subiram 7% num ano, afetando todas as cidades analisadas.
Em Lisboa, arrendar um quarto custa, em média, 599 euros mensais, enquanto no Porto o valor é de 425 euros. Coimbra, conhecida como a “cidade dos estudantes”, apresenta uma média de 290 euros por quarto. Já as cidades mais baratas para arrendar são Bragança e Guarda, ambas com 200 euros mensais.
O relatório destaca que arrendar quarto não é uma opção exclusiva de estudantes, mas também de jovens trabalhadores e outras pessoas que procuram alternativas habitacionais mais acessíveis. O elevado custo de vida nas grandes cidades tem tornado a partilha de casa uma solução viável para muitos.
O Idealista sublinha ainda que a plataforma é procurada tanto por residentes como por estrangeiros, oferecendo funcionalidades em diversas línguas para facilitar a pesquisa de alojamento.
OC/RPC