O Mira Forum, no Porto, foi o palco escolhido para a primeira apresentação de “No resto do dia”, o mais recente romance de Carlos Costa. A sessão, realizada a 1 de março, contou com a participação da jornalista Mariana Correia Pinto, do editor Carlos Veiga Ferreira, do representante da Edições Afrontamento, Paulo Bento, e da responsável pelo Mira Forum, Manuela Matos Monteiro. O evento teve ainda um momento musical protagonizado pelo cantautor Valter Lobo, que interpretou duas canções do álbum “Melancólico Dançante”.
A nova obra do autor leva a narrativa para além do Porto, cenário central dos seus romances anteriores. A história desenvolve-se entre o Parque Natural do Douro Internacional e a África subsariana, cruzando as vidas de uma cientista dedicada ao estudo de abutres, um escritor e uma biblioterapeuta. Segundo Carlos Costa, o livro reflete sobre “as contradições íntimas, sociais e políticas”, abordando o impacto das nossas ações e decisões.
“No resto do dia” continua a explorar a ligação do autor a uma ficção construída a partir de fragmentos do real. O romance mergulha em temas diversos, desde a história dos ralis ao cineclubismo, dos prémios Nobel da literatura ao tráfico de alimentos. Para Carlos Costa, a narrativa propõe uma “resistência ao fim das possibilidades”, numa busca constante por esperança, amor e transformação.
As próximas apresentações do livro estão agendadas para Mogadouro ( Biblioteca Municipal Trindade Coelho, 8 de março, 18h00), Peso da Régua (Biblioteca Municipal, 15 de março, 15h00) e Coimbra (Casa da Esquina, 20 de março, 18h30).
OC/RPC
Editor Adjunto