- Publicidade -spot_img
32 C
Porto
31.2 C
Lisboa
27.9 C
Faro
Quarta-feira, Julho 16, 2025
- Publicidade -spot_img

Moradores de bairros em Setúbal refletem sobre 13 anos de trabalho coletivo

Cerca de 100 pessoas participaram na Assembleia de Moradores do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, em Setúbal, que serviu para fazer o balanço do trabalho desenvolvido e apontar caminhos para o futuro da organização comunitária nos cinco bairros envolvidos.

Mais artigos

A Assembleia de Moradores do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” (NBNC), realizada no auditório da Escola Secundária D. João II, contou com a presença de cerca de 100 participantes e teve como objetivo avaliar 13 anos de trabalho coletivo nos bairros da Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, afirmou que “a participação dos cidadãos na vida pública é fundamental” e acrescentou que “os que venham a seguir tenham uma vida melhor”, reconhecendo a importância do envolvimento da comunidade. Agradeceu aos moradores dizendo “agradeço-vos pela forma como, convosco, nós aprendemos a humanizar a comunidade”.

O autarca sublinhou que “cada um assume a responsabilidade de dar cumprimento” aos problemas levantados pelos moradores e reforçou: “o nosso compromisso é corresponder a essas necessidades”. Considerou ainda que “o programa ‘Nosso Bairro, Nossa Cidade’ é um programa espalhado por esse mundo fora, com o reconhecimento do exemplo de como deve ser a participação das populações na defesa daquilo que consideram que são os seus direitos, como cidadãos, como moradores”.

Referiu que o projeto “tem sido divulgado e reconhecido a nível nacional por muitas instituições científicas e académicas”, acrescentando que “várias organizações a nível mundial reconhecem o projeto”. Em relação às obras de reabilitação em curso, destacou o esforço dos moradores: “sabemos como é doloroso para uma família que vive numa casa ir durante uns meses para um monobloco”, mas defendeu que “vale a pena”.

O vereador Carlos Rabaçal apontou que o programa NBNC é “o único programa do género que só trabalha com eleitos para os grupos de trabalho” e destacou que “haver tanta gente empenhada no programa e a participar vale ouro”. Alertou que “não vai haver dinheiro para voltar a fazer isso nos próximos 40 anos”, referindo-se à reabilitação da habitação.

Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, sublinhou que “as condições e a qualidade de vida” de há 13 anos são “manifestamente opostas” às atuais. Disse também que a transformação ocorreu “com a participação de todos” e destacou que as iniciativas “acontecem porque há moradores que se preocupam”. Terminou com um apelo: “há que continuar este programa ainda com mais força. Construímos todos e vamos continuar todos. Discutimos em conjunto, mas a decisão é vossa. Parabéns a todos e que venham no mínimo mais 13 anos de projeto”.

A comissão organizadora da futura associação de moradores, com 27 elementos, representada por cinco moradores dos diferentes bairros, afirmou que o trabalho permitiu “estreitar laços de amizade e de companheirismo” e deu “mais vida aos bairros”, assegurando que pretendem “continuar o trabalho desenvolvido até aqui”, com “decisões tomadas coletivamente” e numa “base de compromisso e de grande respeito”. Concluíram: “o futuro somos nós que o vamos construir no nosso território, porque nós somos o bairro”.

OC/AF

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img