20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Milhares de pessoas manifestam-se em Lisboa para exigir aumento salarial de 150 euros

Vários milhares pessoas estiveram hoje a manifestar-se em Lisboa contra o aumento do custo de vida, exigindo aumentos salariais de pelo menos 150 euros, bem como a subida das pensões.

As mais lidas

Gritando palavras de ordem como “a luta continua” ou “o público é de todos, o privado é só para alguns”, os manifestantes, que  marcharam entre a Praça do Príncipe Real e o Cais do Sodré, reivindicam aumentos dos salários de pelo menos 15 por cento, com um mínimo de 150 euros para cada trabalhador.

O protesto, realizado em Lisboa e no Porto, é organizado pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional (CGTP-IN), sob o lema “Pelo Aumento dos Salários/Contra o Aumento do Custo de Vida”.

A marcha acontece num momento de crise política após a demissão do primeiro-ministro, António Costa, e da convocação de eleições antecipadas para 10 de março pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, possibilitando a aprovação este mês do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

Segundo a CGTP-IN, a jornada de luta de hoje teve como objetivo mobilizar a população para sair à rua pelos aumentos dos salários e pensões, o direito à habitação, o direito à saúde e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a defesa e o fortalecimento dos serviços públicos, na exigência de um outro rumo para país.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img