A Praia da Figueirinha, em Setúbal, foi palco da sexta edição do Mergulho Motard Solidário, um evento que reuniu cerca de 250 participantes para apoiar os cuidadores informais.
Organizada por João e Cristina Raposo, com diversos apoios, incluindo da Câmara Municipal de Setúbal, a iniciativa visa sensibilizar a população para a importância do apoio aos cuidadores e angariar fundos para a Panóplia de Heróis – Associação Nacional de Cuidadores Informais.
“Este é um mergulho em nome da vida”, afirmou Pedro Pina, vereador do município, sublinhando a necessidade de criar condições para os cuidadores desempenharem o seu papel. Fundada em 2018, a associação Panóplia de Heróis, que não recebe apoio estatal, vive exclusivamente de donativos e quotas, com o objetivo de defender os direitos e deveres dos cuidadores informais.
João e Cristina Raposo partilharam a sua experiência enquanto cuidadores durante mais de uma década, o que os motivou a criar o evento. “Chegámos aos nossos limites físicos e financeiros”, recordou João Raposo.
Além do mergulho simbólico, foram vendidos produtos de merchandising, com receitas revertidas integralmente para a associação. A participação de tantos voluntários reafirma a urgência de mais apoio efetivo para os cuidadores em Portugal.
OC/RPC