Hoje, a partir das 17 horas, o Largo da Sé, em Lamego, será palco de um evento que celebra uma prática popular transmitida ao longo das gerações: o Cantar das Janeiras. Três grupos – o Rancho Regional de Fafel, o Grupo de Cantares de Janeiras de Lalim e o Rancho Regional de São Salvador da Folgosa (Maia) – animarão a tarde, num espetáculo promovido pelo Município de Lamego.
O evento, de entrada gratuita, inicia-se com o acender do madeiro, um gesto simbólico que precede as atuações dos grupos corais. Este encontro assinala o encerramento da época natalícia, relembrando os tempos em que, de porta em porta, os cantadores desejavam um feliz ano novo e recebiam as sobras das festividades.
Mantendo-se como uma celebração de raízes profundamente populares, o Cantar das Janeiras junta vozes, tradições e comunidade, reforçando o papel desta prática na preservação da cultura local. “O que fazemos aqui é manter viva a nossa identidade”, comentou um dos organizadores.
Este tipo de eventos continua a destacar-se, especialmente no interior do país, como uma forma de promover o património cultural imaterial, aproximando gerações.
OC/RPC
Editor Adjunto