A reabertura do Mercado da Conceição trouxe nova vida ao espaço comercial, tornando-o num ponto de encontro entre tradição e inovação. A comemoração do segundo aniversário reforçou essa identidade, com atividades culturais e gastronómicas que atraíram visitantes e comerciantes.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sublinhou o impacto da requalificação do mercado e a necessidade de adaptação aos tempos atuais. “A Câmara Municipal de Setúbal geria este mercado com muita preocupação, tendo em conta a degradação que ele ia tendo, porque a sociedade mudou, a procura mudou, os hábitos mudaram e este mercado ia estando condenado.”
A presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima, referiu que o projeto tem vindo a crescer de forma sustentada. “O primeiro ano foi de muita aprendizagem, este segundo ano está a ser de consolidação. Estamos a conseguir mudar estilos de vida, fazer com que as pessoas venham ao Mercado da Conceição, tenham várias opções, convivam e partilhem.”
O evento contou ainda com a apresentação de um novo mural da artista plástica Ângela Miranda Penedo, que homenageia as mulheres que marcaram a história do mercado. “O mural chama-se ‘As Marias da Conceição’ e representa todas as mulheres que trabalharam neste mercado desde os primórdios.”
A programação incluiu ainda atuações de uma banda de jazz e de um DJ, reforçando a aposta na dinamização cultural do espaço. O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, destacou a importância da modernização do mercado, tornando-o mais apelativo e adaptado à nova realidade. “A Câmara Municipal teve a perceção de que o Mercado de Nossa Senhora da Conceição tinha de ter uma visão diferente, face às adaptações que a sociedade impôs ao longo dos anos.”
OC©
Foto | CM Setúbal
