A Câmara Municipal da Mealhada garantiu, na passada sexta-feira, dia 27, o financiamento do Carnaval 2025 ao assinar protocolos com a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) e quatro escolas de samba locais. O total de 73.715 euros abrange várias vertentes do evento, incluindo os desfiles do Carnaval Luso-Brasileiro e o Carnaval da Criança.
A autarquia aprovou uma comparticipação direta de 16.515 euros, destinada à organização dos eventos, com 11.315 euros alocados ao desfile principal e 5.200 euros ao programa infantil. Uma verba adicional de 24.960 euros será disponibilizada caso condições meteorológicas adversas prejudiquem os desfiles de Domingo Gordo e terça-feira de Carnaval.
As escolas de samba – GRES Batuque, GRES Real Imperatriz, Sociedade Mangueirense – Associação Cultural e GRES Amigos da Tijuca – beneficiarão de um apoio financeiro total de 57.200 euros. Este montante inclui 15.600 euros para carros alegóricos e 41.600 euros para a participação nos desfiles.
Victor Ferreira, o novo presidente da ACB, eleito a 26 de dezembro, destacou a relevância do apoio camarário. A Câmara assegurará ainda infraestruturas e outros serviços logísticos essenciais para o sucesso do evento.
OC/RPC