O evento, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, conta com a colaboração de cerca de 50 entidades e propõe um conjunto diversificado de atividades que abordam a importância da mulher na sociedade e a sua saúde.
Um dos momentos centrais acontece a 8 de março, com a iniciativa “Caminhamos pela Igualdade”, que inclui três percursos pedestres em Setúbal, Azeitão e Sado. Os participantes partem de diferentes locais e reúnem-se na Praça de Bocage, seguindo até ao Parque do Bonfim, onde decorrerá a “Praça Mulher”, um evento com animações, atuações artísticas e jogos.
No mesmo dia, entre as 10h00 e as 17h00, a Casa da Cultura recebe a atividade “Pintando Histórias de Mulheres”, onde artistas homenageiam a mulher através da arte ao vivo. Já às 16h00, o Teatro de Bolso apresenta a leitura encenada da peça “O Dia Seguinte”, de Luiz Francisco Rebello.
À mesma hora, a Praça de Bocage recebe um concerto especial de Celina da Piedade, acompanhada pela fadista Inês Pereira e pelo grupo Vozes da União, que interpretam música tradicional em homenagem às mulheres.
À noite, a partir das 21h00, a campanha “Temos Direito aos Nossos Direitos” é divulgada na página de Facebook do município, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da proteção e promoção dos direitos humanos.
Entre as atividades ligadas ao tema da saúde, destacam-se os workshops “A Saúde da Mulher na Menopausa”, a 1 de março, e “Alimentação na Saúde da Mulher”, nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Cidadania Ativa.
O evento também inclui diversas exposições relacionadas com a mulher e a saúde, como “A História e as Mulheres na Saúde”, de 13 a 31 de março, e “Pedaços de Mim”, patente no Espaço das Artes da Casa da Cultura.
OC©
Foto: CM Setúbal