O Município de São Brás de Alportel volta a dedicar o mês de Março ao Universo Feminino com o programa de atividades “Março, Mês de Mulher” que pretende homenagear todas as mulheres que ao longo dos tempos têm vindo a lutar pela igualdade de direitos e oportunidades entre todos e por uma sociedade mais inclusiva e justa.
A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro tem patente, até 28 de março, a exposição “Resistência no Feminino” que dá a conhecer algumas mulheres que ficaram na História pela sua determinação e resistência ao regime ditatorial do Estado Novo Português.
O Universo feminino é tema de conversa no Ciclo de Tertúlias “Aqui entre nós” que regressa à Galeria Municipal no dia 15, pelas 21:30, com o tema: “Mulheres que vestem calças”. Um momento de partilha de testemunhos de mulheres que ousaram viver à frente do seu tempo.
Ao nível da sétima arte, destaque para a película “Quatro Filhas” que passou no São Brás Cineteatro Jaime Pinto com as Sessões de Inverno do Cinema Lua e que volta a passar no Museu do Traje no Clube de Cinema Documental a 22 de março, pelas 18:00.
No dia 23, o Ciclo de Conversas sobre a Saúde da Mulher passa pela Biblioteca Municipal para falar sobre a menopausa. Uma sessão gratuita e aberta à comunidade em geral que será orientada pela especialista em endocrinologia ginecológica, Anne Gompel.
Fica ainda o convite para passar pelo átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto até ao dia 31 de março para conhecer a exposição de pintura “Mundo da Fantasia“, de Rita Relego. Uma exposição onde a artista cria sobretudo figuras femininas, livres e plenas de expressividade.
Ao lado, a exposição de trabalhos da associação de artesãos Esfera Triunfante é também marcada por trabalhos no feminino.
Março é Mês de Mulher em São Brás de Alportel
Exposições, arte, cinema, desporto, saúde, tertúlias e convívios preenchem o programa de comemorações são-brasenses do Dia Internacional da Mulher, mais uma edição deste "Março, Mês de Mulher".